Shoichiro Toyoda, filho do fundador da Toyota, morre aos 97 anos

| Revista ACP

Shoichiro Toyoda contribuiu em inúmeros projetos da Toyota e transformou-a na maior marca de automóveis do mercado.

capap-toyoda

Foi com grande tristeza que a Toyota confirmou a perda do Presidente Honorário Shoichiro Toyoda aos 97 anos. O Dr. Toyoda era filho de Kiichiro Toyoda, que fundou a Toyota em 1937. Estudou engenharia na universidade de Nagoya e fez uma tese de doutoramento sobre o sistema de injeção eletrónica e juntou-se ao negócio do seu pai em 1952.

Durante longos anos da sua carreira Toyoda desempenhou funções relacionadas com a tecnologia automóvel e controlo de qualidade. Tronou-se diretor executivo em 1961, evoluindo para sénior em 1967 e depois presidente executivo em 1972 chegando a presidente de vendas da Toyota em 1981. Foi o responsável pela divisão das vendas e produção, que gerou bastante polémica e revolta, ultrapassadas devido à sua liderança firme, transformando a marca no que conhecemos hoje, Toyota Motor Corporation, assumindo a sua presidência.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Com o crescimento dos anos 80 e enquanto presidente da Toyota, Shoichiro decidiu criar uma das submarcas mais famosas de sempre, a Lexus. O objetivo passava por oferecer um carro mais potente, eficiente e confortável que concorrentes como a Mercedes-Benz ou BMW. Uma decisão que até aos dias de hoje permanece como um verdadeiro sucesso.

Foi inovador em muitos temas e recebeu reconhecimento mundial como por exemplo o Prémio japonês Deming em 1980, o facto de em 1993 se ter tornado membro internacional da Academia Real. Também recebeu uma medalha da Federação Internacional das Sociedades de Engenharia Automóvel em 2000, o Prémio de Liderança de Fabrico da Society of Automotive Engineers Foundation USA em 2005 e em 2007 entrou para o Automotive Hall of Fame de Detroit, Michigan, EUA.

Para além do Japão, Shoichiro também recebeu honras e condecorações nacionais de outros países. Recebeu várias Medalhas de Honra do seu país natal, incluindo o Grande Cordão da Ordem do Tesouro Sagrado, Ordem do Sol Nascente, e Ordem das Flores de Paulownia, e medalhas da Venezuela, Tailândia, Bélgica, Colômbia, Taiwan, Reino Unido, Brasil, Turquia, Áustria, Espanha, Alemanha, Polónia, Portugal, França, Costa Rica, Gabão, Itália, Indonésia, e o Grande Colar da Ordem de Lakandula das Filipinas.

O funeral será apenas para a familia mais próxima mas existem palnos para uma cerimónia pública. A morte Shoichiro Toyoda vai ser sentida no mundo automóvel mas o legado da Toyota continua na família e passa agora para as mãos do filho, Akio Toyoda, que já mostrou ser capaz de liderar grandes projetos.

scroll up