Temporal: o que deve saber antes de conduzir

| Revista ACP

As chuvas torrenciais dos últimos dias deixam um rasto de destruição e danos avultados aos automobilistas.

@video=Qm_kIl3fG8w

O mau tempo dos últimos dias deixou um rasto de destruição e cheias em várias zonas do país. Como minimizar as consequências e o que fazer se tiver de conduzir são alguns temas que abordamos nesta revista ACP.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Milhares de automobilistas têm sofrido para chegar ao destino. Inundações e fortes rajadas de vento exigem segurança ao volante. Saiba o que fazer para não perder o controle da viatura. Quando circulamos dentro de localidades devemos ter uma atenção redobrada com os peões visto que com a chuva se movem mais depressa e a nossa reação deve ser mais rápida. Ao pisar água em excesso não devemos travar, este é um instinto errado que pode alterar a direção do carro por falta de aderência colocar em causa a segurança do condutor.

Todos os automóveis expostos à intempérie podem sofrer danos graves, seja qual for o seu tipo de mecânica. Elétricos, híbridos, gasolina ou gasóleo nenhum escapa à mãe natureza. No caso dos elétricos a situação pode-se agravar visto que os modelos estão equipados com um dispositivo de segurança que abre automaticamente os vidros quando deteta água em excesso. Um sistema que pretende salvar o condutor em situações de emergência mas que também funciona em caso de inundação, facilitando a entrada de água para o habitáculo.

Nem todos os seguros cobrem os danos provocados pelo mau tempo. Mostramos-lhe o que deve ter na sua apólice para não ser apanhado desprevenido.

Seco mas com um fundo plano pronto para navegar em caso de cheias, está o Carocha mais famoso da PSP que faz 60 anos.

scroll up