A Toyota Motor Corporation e a Hino Motors, Ltd. vão desenvolver em conjunto um camião elétrico a pilha de combustível (FCEV - Fuel Cell Electric Vehicle), no sentido de revelar um produto final, após ensaios e testes de verificação no Japão.
Tendo em conta que os veículos pesados representam cerca de 60% do total de emissões de CO2 de veículos comerciais no Japão, as duas empresas uniram-se para criar uma solução mais sustentável aplicada a este género de veículos, garantindo-lhes um desempenho ambiental excecional e versatilidade não só em termos de autonomia para longas distâncias, mas também a capacidade de carga e tempo de abastecimento.
O camião, a pilha de combustível que serve de base a este projeto de desenvolvimento conjunto é o Hino Profia. Este projeto explora ao máximo as tecnologias desenvolvidas pela Toyota e pela Hino ao longo dos anos. O chassis foi especialmente projetado para um veículo a pilha de combustível com medidas que visam uma redução de peso do veículo, para garantir o máximo de capacidade de carga.
O novo camião vai estar equipado com duas pilhas de combustível Toyota que foram recentemente desenvolvidas para a segunda geração do Toyota Mirai e inclui tecnologias desenvolvidas pela Hino para veículos pesados eletrificados com a tecnologia híbrida. Adicionalmente, a autonomia zero emissões prevista é de aproximadamente 600 km.
Toyota e Hino consideram o hidrogénio como uma importante fonte de energia para o futuro e trabalharam juntos no desenvolvimento desta tecnologia. Inovam no sentido de disseminar veículos a pilha de combustível. Um exemplo é o autocarro a pilha de combustível apresentado em 2003 e que tem sido testado durante mais de quinze anos. A Toyota e a Hino irão fortalecer a sua parceria e juntos reafirmam o seu empenho em acelerar o desenvolvimento de uma sociedade de hidrogénio.