Toyota vai lançar os primeiros automóves 100% elétricos

| Revista ACP

Depois dos modelos híbrido e a hidrogénio chega o momento da marca se dedicar aos elétricos com dois modelos para 2021.

toyota-six-bevs-840

Lançado em 1997, o Prius foi o primeiro veículo híbrido de produção em série da Toyota e que nos três anos seguintes, conquistou o seu lugar a nível mundial. Uma aposta que fez com que a marca nipónica se tivesse mantido fiel à sua tecnologia híbrida não plug-in (embora em 2020 tenha lançado PHEV’s dentro da sua gama), aperfeiçoando-a ano após ano, mesmo quando os seus rivais, que surgiram depois no universo da electrificação, o fizeram com modelos híbridos plug-in e até nos últimos anos com automóveis totalmente elétricos.

Durante esse período, a Toyota virou-se para outras propostas, apostando na célula a combustível e no hidrogénio com seu modelo Mirai, em vez de ceder à tendência dos veículos cem por cento eléctricos. Para a Toyota, esse momento só chegou agora com o lançamento previsto para o final 2021 de dois veículos eléctricos (BEV). Para já, tratam-se de modelos que apenas seguem para o mercado norte-americano, mas não seria surpreendente que a marca resolvesse enviá-los também para a Europa.

Com este anúncio, a Toyota pouco revelou acerca destas suas novas propostas, mas tudo indica tratar-se de um SUV compacto (como o RAV4) e de um sedan, que contará com uma versão híbrida plug-in. Seja como for, estes não serão os primeiros modelos elétricos da história da Toyota. Nos anos 90, aquele construtor lançou um Toyota RAV4 elétrico exclusivamente para o mercado da Califórnia.

scroll up