Uma figura bem conhecida do entretenimento nacional, António Raminhos aceitou o “desafio” de ser o segundo convidado do podcast ACP “Viajar é para todos”, um podcast que conta com Sofia Martins, autora do blog "Just Go By Sofia" e ávida viajante como apresentadora.
Com um percurso profissional que já o levou do jornalismo ao humorismo, António Raminhos destaca-se atualmente como ator, humorista, mas também como autor do podcast “Somos Todos Malucos” em que aborda a temática da saúde mental.
Apesar de aos 26 anos ter iniciado um processo de acompanhamento e ajuda para lidar com as suas crises de ansiedade, medo e com a sua perturbação obsessiva-compulsiva, António Raminhos continua apaixonado por viajar.
Começa por explicar que as suas viagens se dividem em dois géneros: as feitas em família e aquelas em que parte a solo.
Prossegue com a explicação das diferenças entre ambas, principalmente a necessidade de fazer um planeamento exaustivo para as viagens em família.
Quanto às viagens a solo, o humorista reconhece que podem constituir um momento de ansiedade, mas nem por isso deixa de as apreciar, limitando-se a planear somente o suficiente para não ter preocupações excessivas. Quanto aos restantes momentos, admite que gosta de tentar portar-se como um local.
Em relação à ansiedade, António Raminhos explica que esta o afeta de duas formas diferentes em viagem, levando-o ou a repensar sistematicamente momentos do passado, ou a temer algo de negativo que possa ocorrer.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Também a logística relacionada com as viagens passa uma “fatura” emocional, especialmente nas férias passadas em família, recordando que “os pais não têm férias, vão tomar conta dos filhos noutro local”.
Depois de explicar em que consiste a perturbação obsessiva-compulsiva e a forma como esta está relacionada com a ansiedade, António Raminhos dá alguns exemplos concretos de como esta perturbação se manifesta durante as viagens e conta alguns episódios em que teve ataques de ansiedade durante viagens.
António Raminhos reconhece que os medos e a ansiedade afetam as suas viagens além de influenciarem os destinos até aos quais está disposto a viajar. Entre os que estão fora da “lista de desejos” encontram-se os países da Europa de Leste ou a Índia.
Por fim, fala-nos um pouco acerca dos seus destinos prediletos, revelando uma particular preferência pelo Japão.
Este e outros podcasts estão disponíveis nas plataformas