O Euro NCAP divulgou esta quarta-feira as classificações de segurança de seis novos modelos de automóveis: o primeiro off-road elétrico da Mercedes-Benz, o EQC e também o CLA de segunda geração; o Skoda Kamiq; o mais recente Z4 da BMW e o novo Audi A1. Além disso, também o Ford Focus, já testado em 2018, foi reavaliado após pequenas atualizações no modelo. Todos estes modelos alcançaram classificações de cinco estrelas.
Os SUV e crossovers continuam a subir na Europa, propondo novas entradas para o mercado automóvel. Um dos exemplos mais recentes refere-se ao novo produto do Grupo Volkswagen, que lançou o Skoda Kamiq, o irmão checo do Seat Arona e Volkswagen T-Cross. O Skoda Kamiq é um Scala mais alto e potente e partilha uma classificação de cinco estrelas e resultados semelhantes ao do carro testado no início deste ano.
A Mercedes-Benz entra no mercado totalmente elétrico com o SUV EQC, um compacto de luxo totalmente elétrico. Este é o primeiro da gama de elétricos da marca da Daimler, e a sua classificação confirma a boa tendência deste tipo de veículos, com uma classificação de cinco estrelas e um bom desempenho geral. O EQC faz parte de uma tendência crescente rumo à eletrificação e junta-se ao Jaguar I-Pace e ao Audi E-tron no loto de carros já testados pelo Euro NCAP, tal como Modelo X da Tesla.
Bons resultados foram também alcançados por outros novos modelos . Ainda da Mercedes-Benz, a segunda geração do CLA obteve um resultado excelente, marcando mais de 90% em três das quatro áreas de segurança avaliadas pelo Euro NCAP.
Também o renovado roadster da BMW, o Z4, teve uma boa classificação geral, mas o resultado da proteção de peões foi especialmente impressionante, graças a um capot ativo que ergue-se quando um peão é atingido.
A alternativa da Audi ao Mini, o A1, também teve bom desempenho em testes de segurança. Carro de cinco estrelas em 2010, o pequeno hatchback de segunda geração repete a classificação máxima segundo os mais novos requisitos de teste do Euro NCAP, graças em parte ao "Audi Pre Sense Front", o sistema Travagem de Emergência Automática (TEA), que vem de série.
Finalmente, o Ford Focus já havia alcançado cinco estrelas em 2018, mas na altura o sistema de proteção dos passageiros do banco da frente não conseguiu capitalizar os bons resultados do seu sistema de Travagem de Emergência Automática (TEA). Mas a marca americana melhorou o design dos assentos e apoios de cabeça e agora o Focus demonstra boa proteção contra impactos de colisões traseiras e foi, finalmente, recompensado pelo excelente desempenho da TEA. O resultado é uma pontuação geral melhorada que reafirma o Focus como um carro familiar completo e com excelentes credenciais de segurança.
O secretário-geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen, diz: “É ótimo ver esse compromisso contínuo com a melhoria da segurança. A partir destes resultados, alcançar 5 estrelas pode parecer fácil, mas atender aos requisitos de teste e instalação de tecnologia é muito exigente para a indústria automóvel, assim como estar sempre incorporar os mais recentes desenvolvimentos de tecnologia e atender às prioridades em segurança rodoviária. No próximo ano, haverá outra mudança nos requisitos de classificação dos testes, mas a nossa experiência confirma que os fabricantes querem manter os elevados padrões que alcançaram até agora, o que quer dizer que os consumidores europeus vão continuar a ser bem servidos. ”