Os números da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) referem-se a 2023, mas permitem ter uma noção da realidade do parque automóvel europeu.
Segundo a ACEA, há dois anos circulavam nas estradas da União Europeia cerca de 249 milhões de automóveis (248 824 542 para sermos precisos), dos quais apenas 1,8% eram 100% elétricos.
Apesar dos recentes recordes de vendas de elétricos, fica evidente que estes ainda estão muito longe de ser a “norma” nas estradas europeias.
Mesmo que se junte à percentagem de elétricos nas estradas europeias os números correspondentes aos híbridos plug-in (2,1%), em 2023 os automóveis de “ligar à tomada” não eram mais do que 3,9% do total de carros nas estradas europeias.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
A nível europeu, os carros a gasolina correspondiam em 2023 a 50% do parque circulante, enquanto os Diesel eram 39,5%.
Em Portugal a tendência inverte-se: os carros a gasóleo eram 57,1% do parque automóvel enquanto os automóveis a gasolina tinham uma quota de 36%. Já os elétricos seguiam a média europeia, com uma quota de 1,8%.
Se tivermos em conta as vendas de elétricos e híbridos plug-in na União Europeia em 2024, fica evidente que esta percentagem não deverá mudar drasticamente nos próximos anos.
No ano passado, os elétricos conseguiram uma quota de mercado 13,6%, menos 1% que no ano anterior. Já nos híbridos plug-in a quebra foi ainda maior: de 7,7% em 2023, para 7,1% de quota de mercado em 2024.
Os números da ACEA comprovam também o envelhecimento do parque automóvel europeu, uma realidade bem conhecida dos portugueses e para a qual o ACP vemhá muito a alertar.
Em média, os carros na Europa têm 12,5 anos; a Grécia é o país com a média mais alta (17,5 anos) e o Luxemburgo aquele onde os carros são mais novos (8 anos). Portugal vê a média de idades do parque automóvel fixar-se nos 13,6 anos.