O popular Opel Corsa já vai na quinta geração e continua a ser um dos maiores casos de sucesso da história da indústria automóvel. A Opel recebeu há dias a encomenda número 750.000 deste utilitário que lançou em 2014. No total de cinco gerações, num ciclo iniciado em 1982, o Corsa já contabiliza mais de 13 milhões de unidades vendidas.
Primeira geração: 1982 a 1993
O modelo Corsa nasce em 1982, na qualidade de ‘irmão mais pequeno’ do Kadett. Cativa de imediato, com um comprimento de apenas 3,62 metros, sobressaindo os guarda-lamas alargados ao estilo de carro de ralis e um coeficiente aerodinâmico recordista de 0.36. O desenhador-chefe do projeto, Erhard Schnell, criou um utilitário com linhas marcadas e desportivas, procurando apelar ao “homem da casa”. A gama alargou-se rapidamente com motores Diesel. Nos últimos anos surgiu a versão GSi, com 100 cv de potência. Às variantes de três e quatro portas juntou-se a carroçaria de cinco portas em 1985. O Corsa A tornou-se num ‘best seller’, tendo sido produzido um total de 3,1 milhões de unidades.
Segunda geração: 1993 a 2000
Apesar do sucesso do primeiro Corsa, foi tomada a decisão em Rüsselsheim de posicionar o sucessor como um automóvel essencialmente dirigido a um público feminino. O ‘designer’ Hideo Kodama lançou mãos ao trabalho e do seu estirador saiu um Corsa muito mais arredondado e sofisticado. O Corsa B tinha mais 10 centímetros de comprimento que o anterior e um habitáculo consideravelmente maior. Foi responsável por uma série de estreias absolutas neste segmento de mercado, como o ABS, a proteção contra embates laterais e os ‘airbags’ frontais. Para mercados especiais, o Corsa veio a ter variantes de três volumes, ‘station wagon’ e ‘pick-up’. Os motores já possuíam tecnologia de injeção de gasolina e catalisadores. As versões Diesel tinham agora turbocompressor e o topo de gama GSi exibia um motor 1.6 com 16 válvulas. A segunda geração Corsa foi um verdadeiro caso de sucesso em todo o mundo, tendo ultrapassado a marca de 4 milhões de unidades vendidas.
Terceira geração: 2000 a 2006
Foi de novo o traço de Hideo Kodama que deu origem ao Corsa C. Tratava-se de uma evolução do modelo anterior e as semelhanças eram evidentes. Uma vez mais, o comprimento aumenta 10 centímetros. Também há incrementos na largura e na distância entre eixos, o que se reflete num habitáculo claramente maior. Pela primeira vez, a carroçaria é composta integralmente de aços galvanizados. Este Corsa estreia sofisticados motores ECOTEC a gasolina, com quatro válvulas por cilindro, e variantes turbodiesel com injeção direta. Em todos os casos destacava-se a eficiência, com potências elevadas, baixos consumos e baixas emissões. Todos os Corsa já cumprem a exigente norma de emissões Euro 4. No final do ciclo do modelo, as vendas situam-se em 2,5 milhões de unidades.
Quarta geração: 2006 a 2014
Tal como no Corsa B, as variantes de três e cinco portas são distintas. O Corsa D de três portas assume uma postura mais dinâmica, ao estilo ‘coupé’, um pouco como o Corsa A também. Por seu turno, o de cinco portas torna-se num espaçoso automóvel familiar, com quase quatro metros de comprimento. Com tecnologia ecoFLEX, incluindo sistema Start/Stop, o Corsa de quarta geração primava por motores eficientes. As vendas chegaram à fasquia de 2,8 milhões de unidades.
Quinta geração: desde 2014
Com 750.000 unidades vendidas até à data, a quinta geração Corsa continua a ser produzido nas fábricas da Opel em Saragoça, Espanha, e em Eisenach, na Alemanha, com variantes de três e cinco portas. Eisenach é também de onde sai o modelo ADAM, portanto o Corsa tem agora ‘irmãos’ mais pequenos, tal como o Kadett uma vez teve o Corsa…