Elétricos, sintéticos ou biocombustíveis?

| Revista ACP

A Alemanha conseguiu levar a sua avante e os combustíveis sintéticos a partir de 2035.

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Os combustíveis sintéticos e os biocombustíveis vão permitir a venda de automóveis novos a combustão na União Europeia depois de 2035. A Alemanha conseguiu inverter a posição da Comissão Europeia de apenas existirem automóveis elétricos depois daquela data.

A Comissão Europeia vai agora apresentar uma "proposta de registo de veículos que funcionem exclusivamente com combustíveis neutros em termos de CO2, após 2035, em conformidade com a legislação da UE, fora do âmbito das normas da frota, e em conformidade com o objetivo de neutralidade climática da UE". Os biocombustíveis são combustíveis sustentáveis de origem não petrolífera, com emissões de CO2 nulas ou muito limitadas, ao passo que os combustíveis sintéticos ou e-fuels são feitos através da síntese das emissões de CO2 capturadas e do hidrogénio produzido utilizando eletricidade sem CO2.

Esta semana estivemos ao volante do KIA EV6, carro europeu do ano 2022 e também um dos elétricos mais seguros mercado. O Ev6 é um carro 100% elétrico com um design elegante de cinco portas que já agradou bastantes clientes. É um meio termo entre um SUV, com o seu lado prático, e também hatchback, com uma bagageira de 520 litros que consegue tranportar seis malas de viagem. Tem um ar dinâmico que corresponde a sua condução em modo sport.

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O interior está bem organizado e é bastante espaçoso. espaço. Encontramos um ecrã duplo panorâmico de 12,3 polegadas. Para carregar a bateria dos 10 aos 80% num carregados ultrarrápido o modelo precisa apenas de 18 minutos. O modelo de ensaio tem 229cv e uma autonomia capaz de percorrer 450km. Os preços em Portugal começam 51.750 euros. O Kia ev6 é um competente que marca a diferença pelo visual e por toda a segurança que oferece ao condutor.

A Federação Internacional de Motociclismo decidiu penalizar o Marc Marquez com uma dupla “Long Lap”, a cumprir no próximo MotoGP em que o piloto espanhol, abrindo a polémica se o castigo é válido apenas na Argentina ou no próximo GP onde Márquez participe.

Miguel Oliveira foi abalroado por Marc Márquez no início da terceira volta, quando era segundo classificado da corrida de MotoGP do GP de Portugal, prova de abertura do Campeonato do Mundo de Velocidade. Devido ao acidente, e a recuperar das respetivas lesões, nem o piloto ACP, nem Marc Márquez vão estar presentes no MotoGP da Argentina.

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