O novo Fiesta Active é o primeiro modelo de uma nova família de crossovers denominados “Active”, inspirada nos sports utility vehicle (SUV), que combina estilo robusto, versatilidade, prazer de condução, conforto e tecnologias de assistência à condução. O exterior conta com revestimentos adicionais, jantes de liga leve de 17 polegadas de design exclusivo, barras de tejadilho para transporte de bicicletas ou outros equipamentos desportivos, para quem aprecia um estilo de vida mais ativo.
A altura ao solo foi aumentada em 18 milímetros face ao chassis do novo Fiesta que lhe serve de base, e a largura entre rodas em 10 milímetros, garantindo-lhe uma postura mais assertiva, lado a lado com as capacidades de lidar com os diferentes percursos, ou a posição de condução de maior confiança.
Quanto ao interior, destacam-se os assentos desportivos de design e materiais exclusivos, o sistema de conetividade e entretenimento SYNC 3 com activação vocal (de série) e o sistema áudio premium B&O PLAY (opcional) para uma maior qualidade sonora. Um tejadilho de abrir panorâmico (opcional) permite que a luz inunde o habitáculo, criando uma sensação de maior amplitude e espaço.
A experiência de condução Fiesta Active está reforçada pela integração da tecnologia dos Modos de Condução, permitindo aos condutores adaptar o veículo ao tipo de estrada e ambiente, pressionando um botão para ativar os modos “Normal”, “Eco” e “Slippery”. Ao nível das motorizações incluem-se o multipremiado motor Ford EcoBoost de 1,0 litros, a gasolina, com 140 cv, e o bloco diesel de 1,5 litros TDCi, com 120 cv.
No quer toca à assistência à condução, o novo Fiesta Active disponibiliza uma abrangente gama de tecnologias estreadas na gama do novo Fiesta que, no ano passado, iniciou a comercialização em toda a Europa. As tecnologias assentam em câmaras, radares e sensores ultrassónicos, capazes de monitorizar o ambiente em redor do veículo e a estrada em frente até uma distância de 130 metros, superior ao comprimento de um campo de futebol.
Os sofisticados motores da Ford – 1.0 EcoBoost a gasolina e 1.5 TDCi diesel – garantem uma performance e eficiência de consumos apoiando uma experiência de condução líder da classe, reduzindo os custos para os proprietários, ao mesmo tempo que cumprem com as apertadas exigências da normativa Euro 6 de emissões.
Proposto com potências de 85, 100, 125 e 140 CV, o motor 1.0 EcoBoost da Ford regista emissões de CO2 a partir de 113 g/km e consumos a partir dos 5,0 l/100 km quando combinado com a nova caixa manual Ford de 6 velocidades ou com uma nova caixa automática de 6 velocidades e patilhas montadas no volante, em combinação com a variante de 100 cv, para 139 g/km de emissões de CO2 e consumos de 6,1 l/100 km.
Ainda nas variantes de 85 e 120 cv, ambos em combinação com uma caixa manual de 6 velocidades, o bloco 1.5 TDCi da Ford regista emissões de CO2 a partir de 103 g/km, e consumos de 4,0 l/100 km, tornando-se no mais potente bloco diesel alguma vez disponibilizado na gama Fiesta que proporciona uma combinação versátil em termos de potência, binário e consumos para uma divertida experiência de condução.
Entre o leque de cores contam-se os tons Lux Yellow, Ruby Red and Blue Wave, podendo os clientes também optar por um tejadilho contrastante em preto ou vermelho, dependendo da cor da carroçaria.