O acordo entre a Ford e a Volkswagen para a partilha da plataforma MEB para produção de veículos elétricos remonta já a meados de 2019, mas a grande novidade prende-se agora com o próximo veículo que a marca da oval vai lançar na Europa em 2023.
O modelo ainda não tem nome, nem se conhece o seu aspeto na totalidade, mas pelas primeiras imagens que vieram a público trata-se de um SUV compacto que está a ser produzido na unidade da Ford em Colónia, Alemanha.
Para já, o que se sabe é que esta proposta da Ford, que dá mostras de ir buscar alguma inspiração ao primeiro modelo totalmente elétrico do construtor, o Mustang Mach-E, conta com a mesma distância entre eixos que o ID 4, bem como as mesmas opções de potência e dados de prestação, o que fará dele um concorrente direto da marca germânica.
Espera-se que este novo Ford, que faz parte de um plano de investimento de mil milhões de dólares com vista à total eletrificação da marca na Europa até 2030, apresente opções de baterias entre os 52kWh e os 77kWh capazes de oferecer uma autonomia de até 520 km, bem como opções de duas e quatro rodas motrizes.
Em contrapartida, a colaboração entre as marcas prevê que a próxima geração da Amarok da VW seja um gémeo da Ford Ranger, a ser construída na unidade sul-africana da Ford em Silverton, um pouco à semelhança do que acontece entre os dois construtores na Autoeuropa com os monovolumes VW Sharan e Ford Galaxy.