O objetivo da Volkswagen em tornar ao automóveis elétricos mais acessíveis no mercado está-se a concretizar. Esta filosofia de democratizar a mobilidade elétrica foi apresentada no ID.2, um modelo 100% elétrico com as dimensões do VW Polo que vai custar cerca de 25.000€ e agora com o que deverá ser o ID.1. Aqui o esforço ainda é maior, deve custar aproximadamente 20.000€ e as dimensões devem ser algo entre o VW UP e o Polo.
O protótipo ID Life, apresentado no Salão de Munique em 2021, deu a conhecer estes objetivos mas não agradou o público pelo design retro, segundo estudos da marca. A equipa da Volkswagen está a fazer um esforço extra para além de ser acessível também tem de ser atraente ao publico jovem, o principal alvo deste novo modelo.
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A plataforma utilizada será a MEB-Firts, dedicada exclusivamente a modelos elétricos de dimensões mais reduzidas e por isso acessíveis. Aqui a tração é feita nas rodas da frente, as baterias são também mais baratas o que numa economia de escala diminui os custos e permite descer o valor dos modelos. Os custos de produção são um fator fundamental para o sucesso do modelo, como explicou Thomas Schäfer, CEO da marca alemã numa entrevista ao Automotive News. Segundo este é difícil produzir um elétrico acessível numa altura em que baterias ainda estão muito caras de produzir.
Segundo esta previsão o ID.2 só estará disponível em 2025 e o ID.1 no ano seguinte. De forma a reduzir custos a Volkswagen pondera produzir o ID.1 na India, onde a mão de obra é mais barata. Muitos países já trocaram as suas fábricas da China para a India e atualmente já existem alguns modelos europeus a serem produzidos na India.
O modelo ainda está em desenvolvimento, mas a partilha de informação entre as marcas do grupo Volkswagen é também um fator fundamental para a redução de custos e em breve poderemos ver derivações deste modelo com emblemas da Cupra ou Skoda.