Os portugueses são dos que melhor imagem têm do automóvel (94%) e também adoram conduzir (91%), revela um estudo do Observador Cetelem que incidiu sobre 15 países a nível mundial.
E gostamos de automóveis porque privilegiamos a independência que ele nos dá no dia a dia, mas também damos importância ao conforto e segurança que o carro nos inspira, no momento da compra, diz o mesmo estudo. No entanto, Portugal é dos países em que mais pessoas se referem ao automóvel como sinónimo de poluição.
Mesmo assim, estamos em 5º lugar no que toca à boa imagem que temos do automóvel (a média dos 15 países é de 90% e 84% adoram conduzir).
O grau de dependência que temos do automóvel foi outro aspeto analisado. Numa nota de 1 a 10, os portugueses revelaram um nível de ligação ao automóvel de 6,8 colocando-nos em 9ª posição relativamente à média dos 15 países inquiridos.
A ligação que temos ao telemóvel revelou-se um pouco superior; nota 7 na escala de 1 a 10, colocando-nos em 6º lugar.
O estudo mostra-nos ainda como é mercado automóvel nestes países em termos de vendas. Em 2015, o segmento dos SUV em Portugal registou 15% de vendas, enquanto que a média dos 15 países foi de 29%. Quanto aos modelos premium, registaram-se vendas da ordem dos 24% no nosso País e a média dos 15 foi de 12%. Nos híbridos, vendeu-se em Portugal 1% des veículos e a média dos 15 foi de 3%.
O que mais motiva os portugueses no momento de comprar carro? 95% privilegiou o conforto interior, enquanto que a média dos 15 foi de 90% na escolha deste fator como elemento decisivo.
A segurança e o comportamento também são elementos importantes e que influenciam a escolha do carro com Portugal a atingir neste aspeto 97%, mais 2% do que a média.
Em Portugal, 92% dos inquiridos acham os carros caros, contra 86% da média dos 15 países. E também somos dos que mais acham que os automóveis são sinónimo de poluição – 84%, com a média nos 15 a baixar para para os 70%. Números que nos atiram para 1º lugar na classificação entre os 15 países.
Este inquérito para o Observador Cetelem foi realizado em junho de 2016 na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, EUA, França, Itália, Japão, México, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia. Foram entrevistados mais de 8500 proprietários de automóveis.