O Presidente da Seat, Luca de Meo, inaugurou o Congresso da GASNAM, que contou com a presença de José Ramón Freire, Presidente da GASNAM; Begoña Cristeto, Secretária Geral da Indústria e das Pequenas e Médias empresas e Jorge Seguro Sanches, Secretário de Estado da Energia de Portugal.
Durante a sua intervenção, Luca de Meo abordou a capacidade da indústria espanhola em inovar e adaptar-se a novos desafios, como o da mobilidade nas cidades e emergência no uso das energias renováveis. E sobre este ponto específico, de Meo afirmou que “o gás natural veicular tem um grande potencial de negócio, tanto para a indústria do automóvel como para a própria indústria do gás”.
A Seat posicionou-se como marca referencial no Gás Natural Comprimido (GNC) do Grupo Volkswagen. Precisamente sobre este aspeto, o Presidente da Seat anunciou que o Centro Técnico da Seat, que conta com mais de 1.000 engenheiros, desenvolverá a tecnologia GNC para o Grupo Volkswagen, convertendo-se assim num Centro de Tecnologia a nível internacional. “Queremos que esta seja uma tecnologia made in Spain; queremos ser pioneiros e acreditamos que vamos consegui-lo”, disse.
“O melhor da tecnologia GNC é que já existe”, pelo que “não são necessários grandes investimentos e pode ser oferecida amplamente aos clientes”, afirmou. Entre as maiores vantagens está o tempo de reabastecimento, que é rápido e limpo, e que tem um preço semelhante ao dos carros diesel ou a gasolina. Por isso, “o GNC não é apenas uma tecnologia ponte, mas sim uma alternativa real a longo prazo”.
Luca de Meo também recordou outras vantagens, como a possibilidade de poder circular quando há episódios de elevada contaminação, o rápido reabastecimento, estimado em três minutos, e por tratar-se de uma opção muito económica, já que supõe uma poupança de custos na hora do reabastecimento de 55% em relação à gasolina e de 30% frente ao diesel.
A Seat começou a apostar no GNC com o lançamento do Mii, Leon TGI e do Ibiza, com o objetivo de “ser a marca referencial na mobilidade veicular com gás natural, biogás e futuros combustíveis sintéticos”. De facto, a marca espanhola conta com o maior portfólio de veículos GNC do Grupo Volkswagen e da Europa. No final deste ano de 2018, a Seat também adaptará o modelo Arona, criando o único SUV GNC do mundo.