Andam a esvaziar pneus em protesto

| Revista ACP

Ação surpresa a pretexto do ambiente deixou vários proprietários de SUV com os carros impossibilitados de circular 

@video=_rlV7PB1ZvY

“Alerta: o teu veículo sedento de gasolina é mortal”: esta foi a mensagem encontrada por muitos portugueses que possuem carros SUV, escrita no vidro dos seus veículos, juntamente com os pneus esvaziados. O movimento climático Tyre Extinguishers, um grupo anónimo e descentralizado de jovens ambientalistas que saem às ruas de madrugada para esvaziar pneus de vários SUVs, chegou a Portugal.

No seu site, os ativistas publicaram uma carta de apresentação onde afirmam: “Somos pessoas de todas as esferas da vida com um único objetivo: impedir que veículos 4×4 enormes e poluentes sejam usados em áreas urbanas em todo o mundo. Estamos a lutar contra as mudanças climáticas, a poluição do ar e condutores inseguros”.

Agem de madrugada, quando a maioria das pessoas está a dormir e reúnem-se em pontos estratégicos de grandes centros urbanos à procura de SUVs (Sport Utility Vehicles, mais conhecidos como “todo-o-terreno”) para esvaziar os pneus. Tudo isso em nome do meio ambiente, uma vez que consideram que esses carros são “um desastre para a nossa saúde, segurança pública e clima”, afirmam os responsáveis.

O movimento Tyre Extinguishers foi criado no Reino Unido em março de 2022 e já está ativo em países como Alemanha, Áustria, Canadá, Estados Unidos, França, Nova Zelândia, Suécia e Suíça. Em novembro do ano passado, por exemplo, o grupo realizou a “maior ação contra SUVs já feita”, na qual 900 proprietários desses veículos de oito países acordaram com os pneus esvaziados. Naquela época, Portugal não foi alvo desses ataques, mas agora eles chegaram a Lisboa. As imagens dos carros com os pneus furados e as mensagens deixadas pelos ativistas começaram a ser divulgadas nas redes sociais.

scroll up