Como seria de esperar, o processo de homologação dos carros voadores é consideravelmente mais complexo que o aplicado aos automóveis “normais”, mas já existe um veículo deste género com licença para voar: o Alef Model A.
Produzido pela Alef Aeronautics, o Model A tornou-se no primeiro carro voador a receber licença para voar por parte da FAA, a agência que regula todos os aspetos relacionados com a aviação civil nos EUA.
Com esta aprovação a Alef Aeronautics viu “cair” um dos maiores entraves à comercialização do seu primeiro modelo que terá 320 km de autonomia em terra e 177 km de autonomia em voo.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Apesar de planear arrancar com a comercialização do Model A em 2025, a Alef Aeronautics abriu as pré-vendas do Model A em outubro de 2022, tendo recebido 440 reservas por este veículo que custa 300 mil dólares (cerca de 272 mil euros).
Além do Model A, a Alef Aeronautics já prepara um segundo modelo para lançar em 2030, o Model Z. Com uma autonomia de voo de 320 km, capacidade para transportar entre quatro e seis passageiros e ainda 400 kg de carga quando circular na estrada, o Model Z deverá impressionar pelo seu preço: apenas 35 mil dólares, cerca de 32 mil euros.