Anunciada há cerca de dois anos, a joint-venture Sony Honda Mobility celebrada entre a Honda e a Sony está, finalmente, a dar frutos.
O primeiro resultado do “casamento” entre os dois gigantes nipónicos dá pelo nome Afeela 1, é uma berlina 100% elétrica e foi agora revelada numa versão bem próxima da produção no CES (Consumer Electronic Show) que se realiza em Las Vegas.
Assente na plataforma que vai servir de base à próxima geração de elétricos da Honda, o Afeela 1 apresenta-se como um rival natural do Tesla Model S, com dimensões bem próximas às deste — 4915 mm de comprimento, 1900 mm de largura, 1460 mm de altura e 3000 mm de distância entre eixos.
Para já apresenta-se apenas numa versão com uma bateria de 91 kWh de capacidade, dois motores elétricos (um por eixo) com 245 cv (180 kW) cada um e 490 cv de potência máxima combinada. Já a autonomia fixa-se nos 482 km.
Esgotada a carga da bateria, o Afeela 1 pode ser carregado com recurso a corrente alternada (AC) com potências até 11 kW ou corrente contínua (DC), suportando até 150 kW de potência nesses casos.
Repleto de tecnologia, ou não fosse parcialmente desenvolvido pela Sony, o Afeela 1 destaca-se por contar múltiplos sistemas de assistência e ajuda à condução que lhe permitem condução autónoma de nível 2+.
A bordo há muito espaço para passageiros e bagagem, mas é a aposta na tecnologia que se destaca. O Afeela 1 conta com um moderno sistema de infoentretenimento composto por um ecrã panorâmico, dois ecrãs de 12,9’’ na traseira e um sistema de som que otimiza o áudio para cada assento.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Já disponível para encomenda os EUA, mas apenas na Califórnia, o Afeela 1 está disponível naquele estado em duas versões: Signature e Origin.
A primeira custa a partir de 102 900 dólares (99 230 euros) e chega em meados de 2026. Já a segunda vê o seu preço arrancar nos 89 900 dólares (cerca de 86 522 euros), mas só será lançada em 2027.
Para já não são conhecidos planos para o lançamento deste modelo em solo europeu.