Green NCAP satisfeita com empenho dos fabricantes

| Revista ACP

Dos 4 modelos a combustão testados pela entidade que verifica o impacto ambiental dos automóveis, apenas um teve 2 estrelas. 

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O Green NCAP divulgou esta quinta-feira os resultados que ilustram o progresso da tecnologia dos veículos eléctricos, bem como o controlo das emissões dos veículos a gasolina e a diesel, que ainda representam uma parte substancial da frota actual. Os veículos testados são o Volkswagen ID.5, o BMW Série 2 Coupé, o Dacia Sandero Stepway, o Mercedes-Benz Classe C e o Ford Tourneo Connect. Os resultados apresentados vão das cinco estrelas atribuídas ao Volkswagen ID.5 até um resultado de duas estrelas para o Ford Tourneo Connect.

O primeiro dos automóveis testados na edição deste mês é o Volkswagen ID.5 Pro Performance, que oferece 150 kW e está equipado com uma bateria eléctrica de 77 kWh. Apesar de o carro pesar mais de 2.100 kg devido a esta enorme bateria, a eficiência que demonstra é impressionante. Os valores de consumo registados estão entre os mais baixos medidos até agora pelo Green NCAP. A bateria de grandes dimensões permite que o veículo percorra cerca de 500 km, de acordo com os dados oficiais. Ao carregar com 11 kW, a eficiência global desde a rede até ao lado de saída da bateria é de uns impressionantes 91,1%. O VW ID.5 revela o progresso feito pela mais recente tecnologia de veículos eléctricos e atinge facilmente uma pontuação média de 96% e 5 estrelas.

O BMW 220d é um coupé desportivo a diesel destinado ao condutor entusiasta. Apesar do seu grupo motopropulsor convencional, o BMW impressiona com o seu desempenho no Índice de Ar Limpo, especialmente com o seu controlo altamente eficiente e robusto das emissões de partículas. Nos testes mais exigentes, as emissões de NOx são ligeiramente elevadas, mas permanecem bem abaixo dos limites do Green NCAP. O veículo faz uma excelente utilização da sua unidade de tracção diesel em termos de eficiência. Mesmo com a sua elevada potência e peso, o BMW necessita apenas de cerca de 5 litros por 100 km nos testes "Cold" e "Warm Lab", 4,8 l/100 km no teste padrão de condução em estrada e 6,3 l/100 km no teste em auto-estrada. Com uma Pontuação Média de 55%, o BMW 220d Coupé obtém 3 Estrelas.

Segundo o Diretor Técnico do Green NCAP, Aleksandar Damyanov, "a disponibilidade de veículos eléctricos no mercado está a aumentar de forma constante, mas os motores de combustão continuarão a estar disponíveis para os consumidores e nas nossas estradas durante alguns anos. O Green NCAP aprecia o esforço feito pelos fabricantes para garantir que estes veículos reduzam o seu impacto no ambiente e emitam menos gases nocivos".

O hatchback Dacia Sandero Stepway dirige-se a um vasto público com o seu acabamento tipo SUV e o seu motor a gasolina de 67 kW. O automóvel vem equipado com um sistema de pós-tratamento de gases de escape de última geração e obtém uma pontuação acima da média de 6,1/10 no Índice de Ar Limpo. O consumo de gasolina é de cerca de 5,7 l/100 km no On-Road Drive standard e, no pior dos casos, de 7,8 l/100 km no exigente teste em auto-estrada, o que resulta num Índice de Eficiência Energética de 4,8/10. Devido aos valores de consumo pouco espectaculares e à adição de emissões de gases com efeito de estufa a montante para o abastecimento de combustível, o automóvel recebe apenas 3,3 pontos em 10 no Índice de Gases com Efeito de Estufa. Não é aprovado em testes de robustez adicionais. Com uma Pontuação Média de 47%, o Sandero Stepway ganha 2½ Estrelas.

O Mercedes-Benz Classe C180 é uma berlina híbrida moderada de classe alta com um motor a gasolina de 1,5 litros turboalimentado. No entanto, o seu sistema mild-hybrid de 48 volts não ajuda a reduzir substancialmente os níveis de consumo ou as emissões de CO2 e não é elegível para testes de robustez adicionais. São esperados valores de consumo entre 6 e 8 l/100 km, consoante a condução. Os valores de consumo reflectem-se nas emissões de CO2, o que limita os seus resultados no Índice de Gases com Efeito de Estufa, que foi de 3/10. No entanto, as emissões poluentes são geridas de forma robusta, apesar de necessitarem de algumas melhorias. O C180 termina com uma Pontuação Média de 46% e 2½ Estrelas.

O Ford Tourneo Connect é um veículo utilitário com um motor turbo a gasolina de 1,5 litros fornecido pela Volkswagen. A forma da carroçaria influencia fortemente o seu consumo de combustível e as consequentes emissões de CO2, conduzindo a resultados baixos nos Índices de Eficiência Energética e de Gases com Efeito de Estufa. A pontuação para as emissões de poluentes é inferior à do seu gémeo VW Caddy 1.5 TSI, e os resultados fornecem provas claras de que isto pode ser atribuído à utilização de uma transmissão automática em vez da caixa manual do Caddy. Do lado positivo, ambos os concorrentes obtiveram uma pontuação igualmente elevada de 7,3/10 para as emissões de poluentes na condução em estrada. No geral, o Ford Tourneo Connect 1.5 EcoBoost testado obteve uma pontuação de 32% e 2 Estrelas.

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