A Ford já desvendou o mais recente membro da sua gama de veículos elétricos – o novo Puma Gen-E 100 por cento elétrico – dotando, pela primeira vez, a condução do best-seller europeu com emissões zero. O novo motor elétrico alimenta a experiência de condução do Puma e garante uma eficiência excecional de 13,1 kWh/100 km. O Puma Gen-E oferece até 376 km de autonomia com uma carga completa, para que viagens mais longas se façam sem problemas, e até 523 km de autonomia urbana, representando dias de deslocações em cidade sem custos. Quando conectado a um carregador rápido, obtêm-se 10 a 80 por cento da carga em cerca de 23 minutos, garantindo-se uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 8,0 segundos e uma resposta mais imediata da direção, numa essência semelhante à de um Puma ST.
O design exterior capta o espírito da última geração do Puma, integrando alterações que o tornam mais distinto e aerodinâmico. Um design arrojado em forma de “escudo” substitui a grelha convencional, dando-lhe uma nova secção frontal e inspirando-se no SUV elétrico Ford Mustang Mach-E. Um spoiler traseiro desportivo e jantes de liga leve com design exclusivo contribuem para a vibração elétrica, ajudando o Puma elétrico a penetrar no ar de forma mais eficiente, para um desempenho ainda melhor.
No interior mantém-se o design moderno e nítido, com dois ecrãs de alta-definição de fácil acesso para o condutor, para que este se sinta sempre em pleno controlo. O sistema de infotainment SYNC 4 de última geração da Ford tem navegação ligada à cloud, dando ao Puma Gen-E claras vantagens sobre o trânsito da cidade, com Apple CarPlay e Android Auto sem fios, permitindo uma linear sincronização das aplicações e das informações entre os smartphones e o automóvel, sem necessidade de cabos de ligação. A plataforma Alexa Built-in permite aos condutores utilizar comandos de voz para saber quando o seu restaurante favorito está aberto ou adicionar itens à sua lista de compras.
A nova e mais elevada consola central oferece uma adequada capacidade de arrumação, para que neles se possam guardar aqueles itens pessoais que, de outro modo, iriam encher as bolsas das portas. O apoio de braços deslizante permite encontrar a posição mais confortável em viagens maiores, assegurando-se o carregamento wireless de telemóveis10 para que estes cheguem ao destino prontos a usar.
O Puma Gen-E também simplifica a condução dentro e fora das cidades. Uma simplificada alavanca de velocidades de comando eletrónico, colocada atrás do volante, permite alternar entre a condução, o ponto-morto e a marcha-atrás de um modo fácil, com os indicadores, para um controlo na ponta dos dedos. A condução selecionável com um só pedal torna a circulação no trânsito citadino ainda mais conveniente, independentemente do modo de condução em que se encontre.
O disponível sistema de Intelligent Adaptive Cruise Control with Stop & Go and Lane Centring permite acelerações e travagens mais suaves e mais naturais, podendo utilizar o sistema Predictive Speed Assist par ajustar as descrições de curvas em estradas, nas rotundas e nas entradas e saídas das autoestradas. Em cidade, está disponível um sistema de câmara com visão a 360 graus, do tipo visão integral, ajudando a sair dos por vezes complicados grandes parques de estacionamento de elevada capacidade.
A opcional tecnologia de iluminação Dynamic Matrix LED utiliza a função Predictive Dynamic Bending Light para monitorizar a estrada à frente e iluminar onde mais é mais necessário, ajustando, em simultâneo, o padrão do feixe para obter uma melhor visão da realidade, quer se esteja a atravessar uma cidade ou numa autoestrada sem iluminação.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Construído na fábrica de montagem de última geração da Ford Otosan, em Craiova, na Roménia, utilizando unidades de tração elétrica produzidas nas instalações da Ford em Halewood, no Reino Unido, o Puma Gen-E representa mais um passo no lançamento de veículos elétricos da Ford. O Puma Gen-E já está disponível para encomenda e as entregas vão ter início na primavera de 2025. Os preços iniciam-se nos 35.843 euros.