Hidrogénio passa com 5 estrelas nos testes Euro NCAP

| Revista ACP

Toyota Mirai foi submetido a fortes impactos e resistiu com distinção. Duas novas marcas chinesas também conseguem resultado máximo.

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Cinco carros novos, representando uma ampla gama de diferentes tipos de propulsão, foram testados na última ronda de testes de segurança Euro NCAP. O Mirai da Toyota passa com distinção e as primeiras propostas para o mercado europeu por parte de duas marcas chinesas - o híbrido 01 da Lynk & Co e o elétrico da NIO, o ES8 - também alcançaram a classificação máxima de cinco estrelas. O Audi Q4 e-tron, também um elétrico puro, recebe uma classificação de estrelas superior.

O Toyota Mirai, um dos poucos carros movidos a célula de combustível de hidrogénio, é que se destaca destes testes ao obter o máximo de cinco estrelas, assim como o novo Subaru Outback, o único carro com motor térmico a ser testado nesta ronda. Além desses cinco carros, a variante Kuga PHEV da Ford partilha a classificação de cinco estrelas das versões com motor de combustão, ensaiadas em 2019.

O Mirai da Toyota está entre os primeiros carros a usar uma pilha de combustível a hidrogénio para produzir a eletricidade necessária para mover o motor elétrico que o equipa. Com um tanque de alta pressão que armazena o hidrogénio, a segurança é de suma importância e a última geração do Mirai garante isso com uma classificação de cinco estrelas. Compreendendo que alguns consumidores podem estar apreensivos com a tecnologia, o Euro NCAP prestou atenção extra à segurança e à segurança pós-acidente do Mirai, mas descobriu que o facto de ser movido a hidrogénio não afetou de algum modo a segurança inerente a este modelo nipónico.

O Lynk & Co é uma marca nova na Europa e o modelo 01 aproveita a vantagem de sua ligação com a família Geely (proprietária da sueca Volvo) para compartilhar os seus fundamentos com o XC40. Os resultados são impressionantes. O SUV tem um bom desempenho geral, mas sua pontuação de 96% na proteção de passageiros, incluindo uma pontuação máxima para impacto lateral, destaca-se. Isso, e um conjunto completo de recursos de segurança ativa, ajudam a garantir sua classificação de cinco estrelas.

Outro carro chinês que é novo na Europa é o ES8 da NIO. À venda pela primeira vez na Noruega, o totalmente elétrico de 7 lugares também dá boa conta de si em termos de proteção, especialmente na área de segurança ativa. Com excelentes resultados para seu sistema de travagem de emergência autónoma e um grande complemento de outros recursos de prevenção de acidentes, o NIO obtém uma pontuação de 92% para no indicador dos sistemas de segurança.

O Secretário-Geral da Euro NCAP, Michiel van Ratingen, considera que esta “onda de novos veículos eletrificados oriundos da China para a Europa está em crescimento com novos modelos lançados pela BYD, XPeng, DFSK, Seres, etc. Infelizmente, muitos deles ainda não são compatíveis com os elevados padrões de segurança a que o consumidor europeu já está habituado. Lynk & Co e NIO, no entanto, mostram que ‘Fabricado na China’ não é mais necessariamente um termo pejorativo quando se trata de segurança automóvel. Aqui temos dois carros novos, ambos desenvolvidos na China, com um desempenho extremamente bom em nossos testes. É claro que todos os fabricantes sabem que o Euro NCAP vai continuar com padrões elevados de critérios de segurança se quiserem vender carros na Europa e é gratificante saber que estão preparados para fazer o investimento necessário para obter as mais elevadas classificações de segurança.”

O Subaru Outback totalmente novo, mas com propulsão convencional, brilha mais intensamente na área de segurança ativa, com uma pontuação excecional de 95% nos sistemas de assistência de segurança. Como o NIO, o carro é equipado com um sistema que deteta sinais de fadiga diretamente a partir dos movimentos dos olhos do motorista e combina isso com o comportamento de direção para emitir um aviso quando é necessária uma pausa. O Subaru e o NIO estão entre os primeiros carros de produção a apresentar esta tecnologia inovadora, que deverá tornar-se mais popular nos próximos anos.

O e-tron Q4 da Audi tem um desempenho tão bom quanto os primos do grupo Volkswagen com os quais compartilha a omnipresente plataforma MEB. Como o VW ID.4 (e o Škoda Enyaq antes dele), o carro recebe uma classificação máxima de cinco estrelas, refletindo um desempenho geral sólido.

Segundo Michiel van Ratingen, “esta ronda de testes reforça a direção para a qual a tecnologia automóvel se direciona. Todos os carros, exceto um, são eletrificados de uma forma ou de outra. O Mirai possui tecnologia de pilha de combustível de hidrogénio. Essas ações são impulsionadas pela necessidade de maior proteção do meio ambiente. Mas os carros também têm algumas das mais recentes tecnologias de segurança ativa e isso também faz parte de uma tendência que já vem acontecendo há algum tempo e continuará a fazê-lo, para salvar vidas nas estradas da Europa.”

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