Jornada Mundial da Juventude. Governo vai repor controlo de fronteiras

| Revista ACP

O Governo ressalvou que as fronteiras não serão encerradas e que os controlos serão feitos de forma aleatória.

Fronteira

Tal como aconteceu em 2017 aquando da última visita do Papa a Portugal, também durante a Jornada Mundial da Juventude (realizada de 1 a 6 de agosto) será reposto o controlo documental nas fronteiras terrestres, aéreas e marítimas.

O anúncio foi feito na passada quinta-feira num comunicado do Conselho de Ministros no qual se lê “Foi aprovada a resolução que determina a reintrodução do controlo documental de pessoas nas fronteiras nacionais durante a Jornada Mundial da Juventude de 2023, por razões de segurança interna e ordem pública, à semelhança do procedimento anteriormente adotado no âmbito da visita do Papa a Portugal, em 2017″.

Apesar do regresso do controlo documental nas fronteiras nacionais, o Governo ressalvou que as fronteiras não estarão encerradas, algo que aconteceu durante os estados de emergência decretados no âmbito da pandemia.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Segundo o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, os controlos documentais nas fronteiras não serão sistemáticos, mas sim aleatórios. A medida será agora comunicada às entidades europeias.

Recorde-se que esta é mais uma das medidas tomadas pelo Governo no âmbito da Jornada Mundial da Juventude. Recentemente o executivo anunciou que vai amnistiar as multas de trânsito aos jovens no âmbito da visita do Papa a Portugal.

scroll up