Amnistia recuou
O Parlamento aprovou finalmente o texto final da proposta de lei do Governo que estabelece o perdão de penas e amnistia de infrações praticadas por jovens a propósito da Jornada Mundial da Juventude, que decorre em Lisboa em agosto.
O texto do Governo mereceu votos a favor de PS, PSD, Bloco de Esquerda, PCP, PAN e Livre, enquanto Chega e Iniciativa Liberal manifestaram-se contra.
A proposta de lei da amnistia foi aprovada na segunda-feira na especialidade no Parlamento com alterações de PS e PSD, mantendo os limites etários e entrando em vigor só em 1 de setembro.
Em causa no diploma estão crimes e infrações praticados até 19 de junho por jovens entre 16 e 30 anos, a adotar devido à vinda do papa Francisco a Portugal, entre 2 e 6 de agosto, determinando um perdão de um ano para todas as penas até oito anos de prisão.
Está ainda previsto um regime de amnistia para as infrações penais cuja pena não seja superior a um ano de prisão ou 120 dias de pena de multa.
Formação Karting ACP
A Formação Karting ACP reuniu dezenas de crianças que sonham em chegar ao pódio. Destinada a jovens entre os 7 e os 13 anos, esta ação visa proporcionar momentos inesquecíveis aos participantes, sobretudo àqueles que nunca tiveram a oportunidade de experimentar esta aliciante modalidade.
A aprendizagem da mecânica e da regulamentação será o ponto de partida, para depois se avançar para as pistas e experimentar diretamente as emoções da condução destas pequenas máquinas. Estiveram presentes 46 pilotos, divididos por dois escalões: escalão A, dos 10 aos 13 anos, e escalão B, dos 7 aos 9 anos.
Ao volante
Esta semana ensaiamos a versão elétrica do Fiat 500, um dos candidatos ao Elétrico do Ano ACP. O Fiat 500 elétrico é um modelo citadino que respeita a linhas originais da sua primeira geração dos anos 50. Mantém essa essência de carro compacto carregado não só de personalidade, mas agora também de tecnologia, a começar por uma motorização 100% elétrica. Em termos de estilo, o novo 500 implementa a mobilidade futura de um modo totalmente italiano, juntando o grande legado das duas gerações precedentes. Este citadino icónico que mantém proporções estilísticas e design depurado, um sinal dos nossos tempos. Clássico, atraente e enraizado em 63 anos de história.
Fechamos com uma sugestão de passeio entre Viana do Castelo e Valença