Como parte da avaliação contínua da tecnologia de condução assistida, o Euro NCAP testou os sistemas de assistência de condução disponíveis em quatro modelos recentes. O sistema do Jaguar I-Pace foi classificado como de "Entrada", o sistema DO Polestar 2 foi atualizado para "Bom", ao passo que o Volkswagen ID.5 e o Nissan Qashqai foram os que apresentaram melhor desempenho, com sistemas classificados como "Muito Bom".
O Euro NCAP avalia os sistemas de Condução Assistida num programa independente ao sistema de classificação geral de segurança. Os testes compreendem uma série de cenários críticos de condução em auto-estrada, concebidos para mostrar quão eficazmente o sistema é capaz de apoiar o condutor e evitar uma possível colisão. Também avalia a forma como o condutor e o sistema cooperam entre si e como o sistema garante que o condutor permanece empenhado na tarefa de condução, evitando o excesso de confiança ou distrações. Finalmente, é testada a capacidade do veículo para mitigar as consequências de um acidente, referido como backup de segurança, no caso de um acidente inevitável.
O novo Qashqai, já com um excelente desempenho na classificação de segurança global do Euro NCAP, destaca-se nesta ronda de testes de condução assistida. Com pontuações quase compatíveis tanto na Atenção do Condutor e como na Assistência ao Veículo, o ProPILOT do carro com sistema Navi Link demonstra um excelente equilíbrio entre a ajuda ao condutor e a prevenção do excesso de confiança. Mas é na área de Apoio à Segurança que o carro realmente se destaca, com uma nota de 93%.
O ID.5 da Volkswagen, que partilha plataforma comum com o ID.3 e ID.4, também tem um bom desempenho. Mais uma vez, proporciona um elevado nível de assistência ao condutor, apoiando muitas tarefas de condução na auto-estrada, mas nunca promove um excesso de confiança que pode levar à distração do condutor.
O Secretário-Geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen, considera que "há já alguns anos que publicamos classificações de Condução Assistida e temos vindo a assistir a melhorias reais no desempenho do sistema. A maioria dos fabricantes compreende que é importante que os condutores desfrutem dos benefícios da condução assistida sem acreditarem que podem entregar o controlo completamente ao automóvel, e esse é um dos aspectos fundamentais da nossa avaliação. Parabéns à Nissan - o Qashqai é o carro mais acessível deste grupo, mas, com o ID.5, partilha a classificação mais elevada que vimos até agora. Mostra que a tecnologia está a avançar rapidamente e que a condução assistida passará a fazer parte do 'mainstream' muito em breve".
O Polestar 2, já avaliado no ano passado, foi actualizado para proporcionar melhor apoio nas curvas quando em modo de condução assistida. A actualização da versão P1.8, feita no final do ano passado a todos os veículos no mercado, melhora a classificação do seu sistema de Moderado para Bom.
O Jaguar I-PACE é o carro mais antigo deste grupo e o seu sistema é classificado como Nível de Entrada, ilustrando a rapidez com que esta tecnologia está a melhorar no mercado. A ênfase é colocada na Atenção do Condutor - assegurando que o condutor não se desliga da tarefa de condução e está pronto a assumir o controlo quando necessário, com níveis mais limitados de Assistência e Segurança do Veículo.