O Euro NCAP divulgou esta quarta-feira o seu relatório anual Year in Numbers, que inclui marcos importantes para a organização, bem como alguns dos temas que surgiram no sector em 2023. O ano assistiu a mudanças massivas e rápidas, desde as novas revisões dos protocolos de segurança do Euro NCAP até à inclusão de camiões e outros veículos pesados de mercadorias (HGV) no programa de avaliação. Isto revela o compromisso constante do Euro NCAP com a Visão Zero.
Em 2023, o Euro NCAP emitiu apenas 18 classificações de segurança, 17 das quais para novos modelos de automóveis. Em geral, os modelos mais recentes tiveram um bom desempenho face aos critérios actualizados: 14 automóveis receberam 5 estrelas (82%), enquanto três automóveis receberam 4 estrelas (18%). Não houve nenhum veículo com classificação inferior a quatro estrelas. Ao contrário de 2022, não foi possível atribuir o Melhor da Classe em 2023, uma vez que foram publicados menos resultados em cada categoria.
Os modelos do ano passado foram avaliados utilizando os protocolos mais recentes que incluem várias normas novas e atualizadas para evitar colisões, proteção contra colisões e segurança pós-colisão.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Na prevenção de colisões, estão presentes novos cenários para motociclos e um cenário contra o "dooring" (é quando o automobilista estaciona, abre a porta e outro veículo colide com ele).
Consciente das alterações climáticas, o Euro NCAP incluiu a submersão do veículo e a deteção da presença de crianças (CPD) para mitigar potenciais danos em caso de inundações e condições climatéricas quentes. A aplicação Euro Rescue para socorristas foi renovada e melhorada para garantir a segurança pós-colisão.
Segundo o secretário-geral do Euro NCAP, "este foi um período movimentado de avanços inovadores no Euro NCAP e na indústria em geral. Orgulhamo-nos das novas atualizações de protocolos de segurança, projetos e parcerias que surgiram da maior dedicação do Euro NCAP à segurança". Michiel van Ratingen garante que "em 2024, o programa continuará a servir como referência global de segurança em colaboração com as partes interessadas da indústria, reguladores, fabricantes e outros NCAPs. O NCAP24, o Congresso Mundial do Global NCAP em Munique, Alemanha, de 23 a 25 de abril, será uma manifestação distinta desta dedicação".