Os novos radares vão permitir “a fiscalização da velocidade praticada pelos condutores através da medida da velocidade média do veículo entre dois pontos predefinidos na estrada”. Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), estes vão ficar ativos ainda durante este verão.
Vai ser possível calcular o tempo que um carro demorou a percorrer o trajeto, assim como a velocidade média. Caso o condutor tenha completado a distância num tempo inferior ao mínimo estipulado, significa que não cumpriu com o limite de velocidade.
Em Portugal vai passar a haver 10 radares de velocidade média, cuja localização não será fixa, podendo alternar entre 20 possíveis locais. Estes radares vão estar identificados através do novo sinal de trânsito H42, que indica a vigilância de velocidade naquele percurso. As multas vão de 60€ a 2.500€.
Saiba onde vão estar localizados:
Aveiro: A41;
Beja: En206 e IC1;
Castelo Branco: IC8;
Coimbra: A1 e EN109;
Évora: A6 e IP2;
Faro: EN398 Olhão-Quelfes (entroncamento da EN 125);
Lisboa: A9, EN10, EN6-7 e IC19;
Porto: A3.
Santarém: A1;
Setúbal: EN10, EN378, EN4, EN5 e IC1;
A localização dos radares de velocidade média e a data exata da sua entrada em funcionamento será divulgada previamente pela ANSR, incluindo através de um site, onde poderá ser consultada a sua localização.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
A ANSR afirma que os radares de velocidade média contribuem para uma redução de mais de 70% nos acidentes mortais.