Anunciados pelo CEO da empresa Akio Toyoda, os novos “concept car” incluem quatro modelos SUV da série bZ que se pretendem juntar ao já conhecido bZ4X, o SUV compacto idêntico ao C-HR híbrido que pretende ser substituído por estes elétricos.
Outro modelo de destaque foi uma versão elétrica do Aygo X, que chegou este ano ao mercado. Apresenta um visual de crossover citadino com uma distância ao solo generosa e os arcos de rodas com proteção adicional, revestidos a preto.
Toyoda afirmou ainda a este modelo se vão juntar três modelos da linha bZ, um sedan bZ de tamanho médio, o único veículo sem ser SUV, e outros dois que vão ser apresentados no próximo ano. Ainda não se conhecem informação técnicas ou outras especificações pretendidas para qualquer dos 11 protótipos, mas sabe-se que maioria dos modelos vão sair nos próximos anos a nível mundial até 2030.
Para apoiar esta medida a Toyota irá expandir a sua oferta de carros elétricos para além da sua série de carros bZ, anunciando que, juntamente com a marca irmã Lexus, irá oferecer vários modelos espalhados por todos os segmentos. Nestes planos estão incluídos uma pick-up que lembra a atual Hilux, um SUV elétrico, que parece interpretação moderna do FJ Cruiser, um carro desportivo com um visual agressivo, que lembra o famoso modelo MR2 e vários utilitários, todos 100% elétricos.
Também existem planos para Lexus que apresentou um protótipo desportivo, que segundo os engenheiros da marca pretende cumprir a aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 2 segundos. Este será influenciado pelo Lexus LFA, considerado por muitos admiradores de automóveis um dos melhores carros desportivos de sempre.