O Tesla Model 3 foi o carro mais vendido na Europa em Setembro, conquistando assim o estatuto de primeiro carro elétrico a atingir o topo da tabela dos mais vendidos na história do automóvel. Já em 2020, em plena pandemia, a marca americana havia conseguido um segundo lugar nas vendas de abril.
O Model 3, ao vender em setembro cerca de 24.500 unidades, conseguiu agora ficar à frente de modelos muito mais "óbvios" na liderança do mercado europeu, como o Renault Clio, com 18 mil carros vendidos, ou o Dacia Sandero, que ficou perto das 18 mil unidades comercializadas. Em termos percentuais, o Model 3 subiu em 58% o volume de transações face a setembro de 2020, ao passo que os seis modelos seguintes na tabela tiveram perdas entre os 3 e os 39%.
Dentro do segmento dos carros elétricos, a liderança da Tesla está a ser pressionada pela Volkswagen e pelo seu exército de marcas, mas voltando aos números de setembro, Elon Musk, fundador da Tesla, conseguiu ainda colocar o Model Y, com vendas ligeiramente superiores ao I.D3 da VW.
Além de ser um carro elétrico, facto que ainda encontra algumas resistências por parte dos consumidores, a liderança do mercado em valor acumulado pelo Model 3 é surpreendente por ser muito mais caro do que o segundo classificado, o VW ID.3.
Segundo a Schmidt Automotive Research, nos primeiros sete meses de 2021 a Tesla vendeu 66.683 Model 3, quase o dobro do VW ID.3, que vendeu 35.481 unidades. Em terceiro lugar o Renault zoe, com 27.881 unidades vendidas.
Se olharmos em termos de grupos, a Volkswagen e todas as suas marcas podem reclamar vitória, caso sejam adicionados à equação as vendas do ID.4, dos pequenos VW eUp e ainda dos vários Skodas, SEAT's, Audis e Porsches de motorização elétrica. Nos próximos 5 anos, a VW irá gastar cerca de 55 mil milhões de dólares a eletrificar os seus carros e SUV em todas as suas marcas.