O calendário revisto para o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 foi hoje divulgado. Embora tudo seja provisório, devido à pandemia, a única data em aberto é o dia 2 de maio. Portugal ganha peso, mas é necessário que se reúnam as condições fundamentais. Para já, com a China à procura de nova data para o final do ano e com o regresso de Imola, resta saber qual será a 3ª prova do calendário.
No nosso país a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e a direção do Autódromo Internacional do Algarve têm trabalhado para que a Fórmula 1 tenha continuidade e que o GP do ano passado não tenha sido apenas uma prova de substituição. Segundo Ni Amorim, presidente da FPAK: “existem condições para receber o GP de Portugal de F1 em 2021 e o promotor acha que Portimão é uma forte hipótese. Haver ou não, vai depender da evolução da pandemia e do confinamento a que possamos estar sujeitos. A viabilidade económica do projeto passa pela presença de público nas bancadas e pela colaboração do governo, embora ache que esta não seja a altura ideal para fazer qualquer tipo de pressões. A saúde pública está em primeiro lugar e numa altura em que as restrições em alguns países europeus são tão prolongadas, acho prematuro estar a fazer previsões. Não temos uma bola de cristal”, disse Ni Amorim.
28 de março - Bahrain (Sakhir); 18 de abril - Itália (Imola *); 2 de maio – TBC (possibilidade de ser em Portugal (Portimão); 9 de maio - Espanha (Barcelona); 23 de maio - Mónaco (Mónaco); 6 de junho - Azerbaijão (Baku); 13 de junho - Canadá (Montreal); 27 de junho - França (Le Castellet); 4 de julho - Áustria (Spielberg); 18 de julho - Reino Unido (Silverstone); 1 de agosto - Hungria (Budapeste); 29 de agosto - Bélgica (Spa); 5 de setembro - Holanda (Zandvoort); 12 de setembro - Itália (Monza); 26 de setembro - Rússia (Sochi); 3 de outubro - Cingapura (Singapura); 10 de outubro - Japão (Suzuka); 24 de outubro - EUA (Austin); 31 de outubro - México (Cidade do México); 7 de novembro - Brasil (São Paulo); 21 de novembro - Austrália (Melbourne *); 5 de dezembro - Arábia Saudita (Jeddah **); 12 de dezembro - Abu Dhabi (Ilha Yas)
* As revisões do calendário estão sujeitas à aprovação do World Motor Sport Council ** Sujeito à homologação do circuito