Ford volta a Le Mans para vencer

| Revista ACP

Há muito envolvida nas categorias inferiores, marca norte-americana regressa à categoria de topo em Le Mans em 2027.

Ford-WEC

Uma das batalhas mais épicas da história de Le Mans, a disputa entre a Ford e a Ferrari promete ter uma “sequela” em 2027.

Pensadas para atrair mais construtores, as mudanças na categoria de topo das provas de resistência continuam a surtir efeitos e agora foi a Ford a anunciar a sua aposta nesta categoria.

Dominadora das 24 Horas de Le Mans entre 1966 e 1969, desde então a Ford tem estado afastada da luta pela vitória à geral na mítica prova gaulesa, participando apenas nas categorias secundárias como a GTLM, GT3 ou LM GTE Pro.

E se é verdade que até tem tido sucesso nestas categorias — em 2016 o Ford GT venceu na categoria LM GTE Pro —, não é menos verdade que estes feitos têm muito menor impacto que uma vitória à geral.

 

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Talvez ciente disso, a marca norte-americana anunciou o regresso à categoria de topo em 2027 com uma equipa oficial. Além das 24 Horas de Le Mans, a Ford vai disputar o campeonato mundial de resistência (WEC) no qual está incluída prova francesa.

A categoria escolhida para este regresso foi a LMDh (a marca podia também optar pela categoria LMH), mas os detalhes acerca do carro que vai tentar dar seguimento ao passado glorioso do Ford GT40 continuam envoltos em secretismo.

O que é certo é que a Ford vai disputar uma categoria com cada vez mais concorrentes.

Recorde-se que entre as marcas que aspiram a vencer em Le Mans contam-se hoje nomes como a Alpine, Aston Martin, Cadillac, Ferrari, BMW, Porsche ou Toyota e outras preparam-se para entrar na contenda como a Genesis, do Grupo Hyundai.

Apesar da forte concorrência, Bill Ford, o diretor-executivo da marca mostra-se confiante: “quando competimos, competimos para vencer (…) Estamos prontos para, mais uma vez, desafiar o mundo e vamos com tudo!”.

O regresso à categoria de topo em Le Mans é apenas mais um capítulo da forte aposta recente da Ford na competição, seguindo-se à parceria com a Red Bull Powertrains para ingressar na Fórmula 1 e o investimento no todo-o-terreno com a Raptor T1+.

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