Faltam apenas dois dias para o Rally Dakar terminar e está a ser umas das mais exigentes das 47 edições realizadas. Entre os portugueses em competição, destacam-se três jovens que deram os primeiros passos da carreira na Formação Karting ACP.
O campeão do Mundo de Bajas é o português melhor classificado, no top 10 da prova, aos comandos do Mini JCW da X-Raid. Uma carreira recheada de títulos, que começou na Fomação Karting ACP quando o João Ferreira contactou com um kart pela primeira vez e o fez apaixonar pela velocidade e competição. Daí às competições no karting foi um passo, onde se destacou desde cedo nas categorias Juvenil e Júnior (dos 10 aos 14 anos) e mais tarde Sénior, a maiores de 14 anos com os karts X30, a mais exigente e disputada na modalidade. Manteve-se nos karts durante quase uma década, e alcançou bons resultados nos campeonatos Nacionais, Europeus e Mundiais, mas o Todo-Terreno era a sua ligação natural devido às ligações familiares.
Rápidamente demonstrou ser um piloto veloz e consistente nesta variante, destacando-se na categoria T2. Mais tarde, já com um Mini John Cooper Works Rally, foi Campeão Nacional em 2022, vencendo ainda a Taça da Europa de Bajas e a Baja Portalegre 500. No Dakar 2023, ao volante de um Yamaha YXZ1000R prototype da X-Raid, conquistou duas etapas. No Campeonato do Mundo de Rally Raid, subiu ao pódio no Yamaha, e conquistou o Rallye du Maroc ao volante de um Can-Am de categoria T4.
Já em 2024, voltou ao Dakar, desta feita ao volante de um Can-Am Maverick da categoria SSV, vencendo etapas e terminando na 5.ª posição da categoria. De regresso ao Mini, subiu ao pódio na Baja Ha’il, primeira ronda da Taça do Mundo e foi segundo classificado na terceira ronda do Campeonato do Mundo de Rally Raid 2024, numa prova realizada em Portugal pelo ACP.
Também Ricardo Porém e Nuno Sousa, que formam dupla no Dakar 2025, na categoria Challanger, iniciaram a sua carreira na Formação de Karting ACP. Apesar de terem sido obrigados a abandonar a prova este ano ainda conseguiram obter a medalha “Dare” e o prémio Dakar Spirit, que demonstra a verdadeira essência do Dakar. A dupla de Leiria tem uma longa amizade que começou na infância quando entraram no mundo dos karts. Nuno Sousa, navegador de Ricardo, foi inclusivamente o vencedor da edição de 2000, o primeiro ano em que a Formação de Kart ACP se realizou no kartódromo dos Milagres, em Leiria.
Na modalidade dos Karts foram rivais dentro de pista durante vários anos mas em 2009 tudo mudou quando decidiram passar para o Todo-Terreno. A mudança foi natural e participaram juntos pela primeira vez na Baja de Castelo Branco. Desde então já venceram o Campeonato Nacional de TT três vezes e participaram em inúmeras provas internacionais, incluindo a mais exigente de todas o Rally Dakar.
São apenas três de muitos exemplos de sucesso que passaram pela Formação de Karting ACP, uma iniciativa do Automóvel Club de Portugal que teve inicio em 1999 e mantém o seu objetivo inicial, forma jovens pilotos dentro e fora das pistas desde. Pedro Abecassis é o responsável e criador deste projecto que acompanha ao ao longo das mais de 25 edições sempre com o mesmo entusiamo e orgulho. Durante cinco dias jovens entre os 7 e os 13 anos participam numa experiência única em que ficam a conhecer como funciona a mecânica de uma prova de kart. A primeira fase é teórica e depois surge o momento mais marcante que é aplicarem os conhecimentos em pista ao volante.