Depois de uma qualificação em que assinou a 15ª marca, Miguel Oliveira mostrou no Warm Up deste domingo de manhã que estava apostado em mais um bom resultado naquela que acabou por ser a primeira corrida da época de MotoGP.
A 0,546s da frente na última sessão de preparação com vista ao Grande Prémio de Espanha, o piloto ACP deixou bem claro ao que vinha e confirmou depois com o apagar das luzes. Ao ataque desde o início, Oliveira começou logo a ganhar posições de forma gradual para entrar nos dez primeiros ao cabo de cinco voltas.
Não satisfeito, o jovem da Red Bull KTM Tech 3 subiu mais um lugar na classificação ao cabo de mais duas passagens pela meta, apresentando sempre bom ritmo e chegando mesmo a superar Valentino Rossi à 15ª volta.
Sempre muito concentrado e com uma pilotagem isenta de erros, Oliveira acabaria por beneficiar do desaire de Marc Márquez, que sofreu queda a quatro voltas do final quando era quarto. Um contratempo que levou o português a igualar o seu melhor resultado de MotoGP, conquistado no Red Bull Ring no ano passado, ao terminar em oitavo.
“Foi um final de fim-de-semana muito, muito feliz. Creio que merecemos este resultado depois de me debater um pouco nos treinos. Começar a época com um Top 10 é melhor que o esperado,” confessou Miguel Oliveira.
Já no que toca ao pódio, Fabio Quartararo estreou-se no mais alto do pódio e tornou-se no primeiro gaulês a vencer uma corrida de MotoGP desde 1999. O segundo posto foi para Maverick Viñales, enquanto Andrea Dovizioso foi terceiro.
Já o Campeão do Mundo Márquez fraturou o úmero e vai continuar em observação em Jerez de la Frontera durante 12 horas antes de ser operado em Barcelona amanhã, espera-se. De momento os médicos ainda não conseguem apontar quando o espanhol poderá regressar à ação, mas este contratempo pode ser determinante para as aspirações de revalidação ao título para Márquez numa época onde as corridas estão todas muito compactadas.