Rovanpera volta a vencer para o WRC e a Toyota agarrou o pódio

| Revista ACP

Num muito duro e poeirento Rali Safari do Quénia o jovem piloto finlandês não deu hipóteses a ninguém.

kalle-rovanpera-2-900

O Rali Safari do Quénia foi seguramente a prova de Kalle Rovanpera e da Toyota que conquista os 4 primeiros lugares da classificação geral. O piloto finlandês venceu 4 das 6 provas do WRC 2022 já disputadas e, a meio do campeonato, está muito bem lançado para a conquista do título, contando com 65 pontos de vantagem para Thierry Neuville. No duríssimo rali africano, que causou inúmeros problemas aos principais candidatos, Kalle Rovanpera assinou uma exibição brilhante, vencendo o imenso pó e até a lama, quando choveu nas especiais do Quénia. Este ano, Rovanpera já venceu na neve, no asfalto e na terra e é o comandante incontestado do campeonato.

Para além de um irrepreensível Rovanpera, a Toyota conquistou um resultado fantástico. Não só ocupou os 3 lugares do pódio, como também alcançou o 4º lugar da geral com o campeão Sébastien Ogier, que chegou a passar pelo comando do rali, perdendo a discussão pela vitória devido a um furo que o fez perder mais de dois minutos. Elfyn Evans bem tentou contrariar o vencedor, mas terminou no 2º lugar a 52,8segundos, seguido pelo japonês Takamoto Katsuta a 1m42,7. Depois de um pódio repleto de Yaris Rally1, foi o outro Toyota de Ogier a terminar a 2m10,3 de Rovanpera.

A partir daí as diferenças foram enormes, devido às características de uma prova como o Rali Safari. O Hyundai i20 N Rally1 de Thierry Neuville foi o 5º classificado, mas já a 10m40,9 do vencedor, com os três Ford Puma Rally1 da M-Sport a ocuparem as três posições seguintes. Craig Breen foi 6º a distantes 23m27,9 do primeiro lugar, enquanto o grego Jourdan Serdaridis, o primeiro piloto privado a pontuar no WRC, foi 7º classificado a mais de meia hora de diferença, na frente de Sébastien Loeb a 32m12,6 que, mesmo assim, geriu da melhor forma os azares que teve durante a prova.

Na categoria WRC2 a vitória inquestionável foi para o polaco Kajetan Kajetanowicz aos comandos de um Skoda Fabia Rally2 evo, que para além da vitória na categoria conseguiu o 9º lugar da geral na frente do Hyundai i20 N Rally1 de Oliver Solberg. Na categoria WRC2 o norte-americano Sean Johnston levou o Citroen C3 Rally2 ao 2º lugar a mais de 18 minutos do vencedor, enquanto o piloto local Amanraaj Rai em Skoda Fabia Rally2 evo foi o 3º classificado a quase meia hora de Kajetanowicz.

Depois do Rali Safari do Quénia, Kalle Rovanpera comanda o WRC com 145 pontos, seguido por Thierry Neuville com 80 pontos, enquanto Ott Tanak e Takamoto Katsuta estão no 3º lugar, ambos com 62 pontos. Entre os construtores, a Toyota domina com 246 pontos, a Hyundai está no 2º lugar com 184 e a M-Sport Ford mo 3º lugar com 144 pontos. A próxima prova do WRC 2022 é o Rali da Estónia entre 14 e 17 de julho.

scroll up