Opel Mokka está mais eficiente e aerodinâmico

| Revista ACP

Este modelo necessita de menos energia para progredir que se reflete em menores consumos e emissões mais reduzidas.

Opel-Mokka-840

Com um coeficiente de penetração no ar (cD) de apenas 0.32, o novo Mokka apresenta um dos valores mais reduzidos do seu segmento, juntando-se aos demais campeões aerodinâmicos da marca, desde o recordista Opel Calibra (cD de 0.26) até os atuais líderes de classe Astra (0.26) e Insignia (0.25). Face aos desafios colocados pela redução dos níveis de emissões de CO2, a aerodinâmica eficiente ganha uma importância acrescida na indústria automóvel e os consumidores têm consciência disso. Um baixo coeficiente de resistência ao ar significa que o automóvel necessita de menos energia para progredir, o que, por sua vez, resulta em menores consumos de combustível e menores emissões.

A base para a elevada eficiência aerodinâmica é a nova secção frontal do Mokka, com apenas 2,27 metros de superfície, aperfeiçoada por um ‘design’ puro e marcante. Com o auxílio da dinâmica de fluidez computacional (CFD) e a atenção a todos os detalhes dedicada no túnel de vento, os especialistas de aerodinâmica da Opel conseguiram diminuir o coeficiente de penetração no ar a um patamar de excelência, afinando todos os pontos que ajudavam a melhorar a aerodinâmica. Os engenheiros otimizaram o ‘design’ do inovador Opel Vizor do novo Mokka, bem como as formas dos pilares A e dos retrovisores exteriores. Além disso, o revestimento que cobre a parte inferior do compartimento do motor e a parte inferior da carroçaria melhora o fluxo de ar que flui por baixo da viatura.

Dos principais fatores que aumentam a resistência ao ar são, normalmente, as jantes, os pneus e as cavas das rodas. Para o efeito e nesta área, o novo Mokka conta com inovadores defletores de ar que aumentam a eficiência aerodinâmica. Estes defletores traduzem-se em condutas integradas de cada lado da secção dianteira, as quais criam jatos de ar, elevados e finos, à frente das rodas dianteiras. Essas cortinas de ar direcionam o fluxo suavemente através das aberturas das rodas, diminuindo a resistência do fluxo de ar que se gera nessas zonas.

O novo Mokka também está equipado com uma cortina ativa de grelha dianteira que reduz, ainda mais, a resistência e melhora a eficiência de consumos, fechando automaticamente a abertura frontal quando é necessário um menor volume de ar para arrefecimento. Até a um passado recente, esta inovação tem sido mais comum em modelos mais caros, de segmentos superiores. Uma vez fechado, o sistema melhora o desempenho aerodinâmico, redirecionando o fluxo de ar em redor da frente do veículo e para as suas laterais inferiores, em vez de o deixar percorrer a área do compartimento do motor, muito menos eficiente neste domínio.

Aerodinamicamente otimizado, o novo Opel Mokka é o primeiro modelo a ostentar o novo ‘design’ da marca, o Opel Vizor, bem como o redesenhado emblema Opel Blitz, e a identificação de modelo posicionada centralmente no portão traseiro. É também o primeiro Opel equipado com o sistema Pure Panel, um ‘cockpit’ integralmente digital. Além disso, o novo Mokka é o primeiro modelo da Opel disponível, logo desde o início de vendas, com uma oferta de motorização elétrica e motores de combustão de elevada eficiência.

scroll up