Originalmente o Audi RS3 apresenta um motor a gasolina de 2.5 litros turbos com cinco cilindros que produz 400 cavalos e 500 Nm de torque. A Abt Sportsline, habituada a preparar modelos da Audi decidiu pegar na plataforma do RS3 e explorar o seu potencial. O resultado foram 500 cavalos e 600 Nm de torque da plataforma original. Para isso o modelo recebeu o que a marca chama de atualização ABT Power R, que é composto por um intercooler de maiores dimensões e uma reprogramação de motor que o torna mais eficiente.
Assim o novo RS3-R é capaz de atingir os 0 aos 100km/h em apenas 3,3 segundos, meio segundo mais rápido que o RS3 original, e de alcançar, se o proprietário desejar, os 300 km/h. Outros componentes também foram alterados, o escape também recebeu modificações, aumentou para 95mm totalmente feito em aço inoxidável. Em termos dinâmicos equipa agora barras estabilizadoras reforçadas e novas molas na suspensão que tornam mais próximo do chão.
Em termos visuais é fácil destingir o modelo porque recebeu vários apontamentos de design que o diferenciam do modelo original. O para-choques foi redesenhado e apresenta mais entradas de ar para refrigeração do motor, e alguns apontamentos aerodinâmicos. Na lateral existem duas saias laterais e na traseira exibe uma asa em fibra de carbono. Relativamente às rodas o modelo equipa jantes de 20 polegadas com pneus com medida 245/30.
O interior recebeu novos tapetes, e vários apontamentos ABT no botão start-stop, nas soleiras das portas e no painel de instrumentos. Relativamente aos preço ainda não foi divulgado o valor do RS3-R mas a preparadora confirmou que se trata de uma versão limitada a 200 unidades.