O tão aguardado novo SUV da Volkswagen – Touareg – foi apresentado hoje, dia 23 de março, em Pequim, e não defraudou as expetativas. A começar pela evolução que o modelo apresenta face ao antecessor, tornando-o mais capaz para enfrentar a concorrência no seu segmento.
Com um visual mais desportivo, este SUV de grandes dimensões (4,878 m de comprimento, 1,984 m de largura e 1,702 m de altura), foi montado na nova plataforma do grupo, a mesma utilizada no Porsche Cayenne e Bentley Bentayga. Do Arteon “herdou” a nova linguagem de design da marca ao nível das suas linhas, mais pronunciadas, associadas a detalhes que também lhe conferem um outro dinamismo, como as generosas rodas e o pilar C mais inclinado ou as ópticas traseiras finas em LED.
Concebido de raíz, o habitáculo do Touareg destaca-se não só pela qualidade dos materiais em madeira, alumínio ou elementos cromados que ajudaram a criar um ambiente de geração digital denominado "Innovision Cockpit", mas também pela tecnologia introduzida.
E nesse aspeto os protagonistas são o painel de instrumentos digital de 12 polegadas e o gigantesco ecrã central tátil de 15 polegadas para o sistema de infoentretenimento e controlo de enúmeras funcionalidades e que, visualmente, quase parecem unidos. Um novo "head-up display" projecta mais informações no para-brisas, fazendo com que o condutor fique verdadeiramente focado na condução na condução e em todas as informações, sem ter de tirar os olhos na estrada.
O novo SUV da Volkswagen vai ser inicialmente lançado com dois motores Diesel V6, com 231 e 286 cv, para mais tarde chegar um V6 a gasolina com 340 cv e um Diesel V8 de 421 cv. A grande novidade (permitida pela nova plataforma) é o desenvolvimento de uma versão híbrida "plug-in para a China. Terá 367 cv e a capacidade de fazer 80 km em modo puramente elétrico, mas também acabará por chegar à Europa, embora ainda sem data marcada.
A câmara de visão nocturna com detecção de pessoas e animais e o radar de cruzamentos que avisa da aproximação de algum perigo e chega mesmo a travar o carro são algumas das novidades desta terceira geração do grande SUV da Volkswagen, cujas vendas em Portugal vão iniciar-se em maio.