Honda ST125 Dax de volta à Europa

| Revista ACP

O emblemático modelo dos anos 70 e 80 regressa graças a tecnologia que torna a sua venda possível.

honda-dax-capa-2

Após mais de 40 anos, a Honda ST125 Dax volta a rolar em solo europeu. Um dos modelos responsáveis pela febre das minimotas volta a integrar os concessionários da Honda. Junta-se à Monkey e MSX125 com o seu nome ST 125 Dax, tal com raça de cães Dachshund com o corpo longo e pernas curtas.

Entrou pela primeira vez na Europa no final dos anos 60 e foi produzida no Japão, para mercado interno, de 1995 a 2003. Tem rodas de 12 polegadas com pneus "balão" de tamanho exagerado para ajudar a suspensão e dar um aspeto retro, um fator decisivo na hora de vender, tal como podemos observar com a Honda Supercub 125 e o Monkey.

Relativamente ao motor o modelo tem um monocilíndrico de 124cc, arrefecido a ar, moderno e compatível com a norma Euro 5. Produz cerca de 9 cavalos às 7.000 rpm e utiliza uma caixa de quatro velocidades com embraiagem centrífuga. Segundo a Honda o modelo é bastante económico e tem uma autonomia de 240 km com o seu depósito de 3,8 litros de combustível. A velocidade máxima de apenas 90 km/h, mas pode transportar duas pessoas.

Pesa pouco mais de 100kg e a suspensão é bastante simples, garfos invertidos na frente com 31 mm de diâmetro não ajustáveis e amortecedores duplos na traseira, ajustáveis para pré-carga. Equipa ABS de um canal que atua apenas no disco hidráulico frontal de 220 mm, sendo que na traseira encontramos um disco de 190 mm.

O painel de instrumento tem um visor LCD de fácil leitura, e a iluminação de tecnologia LED é utilizada em todo o lado. Para a Europa, existem duas opções de cores para a ST125 Dax, Vermelho Nebuloso Pérola e Cinzento Cadete Pérola e os preços ainda não foram confirmados.

scroll up