Paris vai impor um limite de velocidade de 30km/h em quase todas as ruas da cidade com o objetivo de melhorar a segurança, reduzir a poluição ambiental e sonora e ajudar a capital francesa a adaptar-se às mudanças climáticas.
A medida foi anunciada para entrar em vigor no final de agosto, mais precisamente a partir do dia 30. Uma das exceções vai ser Boulevard Périphérique de Paris, que circunda a cidade e também um punhado de avenidas principais.
Cerca de 60% das ruas da capital já estão limitadas à velocidade de 30km/h, ao passo que outras se tornaram de sentido único ou passaram a ser exclusivamente pedonais.
Esta medida chega no momento em que a presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, segue em frente com os planos de remover 60.000 dos 140.000 lugares de estacionamento à superfície na cidade, ou seja, quase metade dos atuais.
As motocicletas e scooters, que hoje em dia podem estacionar gratuitamente, também vão começar a pagar a partir do próximo ano.
Paris mais verde
Numa tentativa de reduzir o tráfego, a autarquia de Paris anunciou em maio planos para criar uma “zona de baixo tráfego” no centro da cidade até 2022.
Segundo a proposta, os veículos passam a estar proibidos em quatro 'arrondissements' centrais, incluindo as duas ilhas no rio Sena - uma das quais abriga a Catedral de Notre-Dame. Também a incluir na medida estaria o bairro medieval de Marais, o Museu do Louvre e uma grande parte da histórica margem esquerda.
Veículos a gasóleo mais poluentes já foram proibidos de entrar na região de Paris durante a parte diurna dos dias da semana.