Nova geração Mercedes-Benz Classe E chega no verão

| Revista ACP

O Classe E é o modelo mais vendido na história da Mercedes-Benz, por ser reconhecido por muitos como o "coração da marca".

Classe-E-840

O novo Classe E chega repleto de argumentos, a começar pelo exterior com o modelo de entrada de gama a integrar a linha de equipamento exterior desportiva Avantgarde: como resultado, inclui pela primeira vez uma estrela central na grelha dianteira. A secção dianteira com mais aplicações cromadas também influencia a sua nova aparência. Quanto aos elementos de revestimento em cromado e em preto brilhante no para-choques salientam ainda mais o visual desportivo e elegante.

Os designers também remodelaram a secção traseira do Limousine com um novo para-choques, farolins traseiros repartidos e uma nova tampa da bagageira. O design interior dos farolins traseiros foi revisto para todas as versões do modelo.

As três novas cores de pintura disponíveis para o Classe E recebem a designação de high-tech silver, graphite grey metallic e mojave silver. A gama de jantes disponíveis também foi alargada e agora inclui jantes aerodinâmicas, que também contribuem para a redução do consumo de combustível e para a sustentabilidade do ambiental.

O interior foi aperfeiçoado com novas cores e materiais, que incluem novas combinações, designadamente cinza magma/cinza neva (Avantgarde), preto/castanho nogueira (Exclusive) e cinza magma/bege macchiato (Exclusive), e revestimentos em madeira de freixo porosa com acabamento prateado, madeira de nogueira com acabamento brilhante, alumínio escovado e alumínio com textura de acabamento em padrão carbono.

Os bancos combinam o conforto de referência da Mercedes-Benz para longas viagens com o design vanguardista. A regulação adaptativa do banco do condutor é particularmente confortável: quando a altura do corpo é inserida no sistema através do ecrã multimédia ou da aplicação Mercedes me, o banco é regulado automaticamente para uma posição normalmente adequada, que apenas necessita de ser ajustada pelo condutor.

O novo Classe E está equipado com a última geração dos sistemas de assistência à condução Mercedes-Benz. Esta representa um nível particularmente elevado de segurança ativa: as variantes Limousine e Station podem atuar se o cliente não reagir à situação do trânsito. A função de reconhecimento de mãos retiradas do volante agora funciona de acordo com o princípio capacitivo, o que reforça a ergonomia quando o veículo é conduzido em modo parcialmente autónomo. Para informar os sistemas de assistência de que o condutor mantém o controlo do Classe E, basta que o condutor mantenha as mãos no volante.

Anteriormente era necessário que o condutor manobrasse o volante – ou seja, um ligeiro movimento – para que o sistema obtivesse uma resposta. O novo volante integra uma camada com os sensores apropriados no aro, que detetam se o condutor mantém as mãos no volante. Se o sistema detetar que o condutor não tem as suas mãos no volante durante um certo período de tempo, é iniciado um ciclo de aviso, que poderá terminar numa assistência de travagem de emergência se o condutor continuar a não reagir.

Na nova geração do Classe e estão disponíveis sete versões híbridas plug-in (diesel e a gasolina, variantes Limousine e Station, tração traseira e tração integral). A gama de motores de elevada eficiência, baixas emissões e elevada potência fornece uma potência desde 115 a 270 kW no que diz respeito aos motores a gasolina, e desde 118 a 243 kW no caso dos motores diesel.

Pela primeira vez, um motor a gasolina de quatro cilindros (M 254) com motor de arranque/alternador integrado de segunda geração, produzindo até 15 kW de potência e 180 Nm de binário adicionais, irá complementar a gama de motores. Os modelos equipados com este motor estão também equipados com sistema elétrico de bordo de 48 V. Graças à recuperação de energia e à capacidade de circulação em roda livre com o motor desligado, o motor a gasolina revela-se extremamente eficiente.

No motor M 254, a Mercedes-Benz combinou pela primeira vez todas as inovações das famílias de motores a gasolina e diesel de 4 e 6 cilindros num único motor. O bloco a gasolina de seis cilindros em linha (M 256), disponível pela primeira vez no Classe E, também está equipado com um motor de arranque/alternador elétrico. A gama de motores é complementada pelo motor diesel de seis cilindros (OM 656). Este motor e a versão de quatro cilindros OM 654 integram um sistema de controlo de emissões alargado.

scroll up