A Rolls-Royce deu a conhecer mais um dos oito Rolls-Royce Phantom que vão fazer parte da exposição “The Great Eigth Phantoms”, a realizar no final de julho no Mayfair, em Londres.
Assim, e depois de ter anunciado o “Fred Astaire Phantom I” como primeiro dos oito, eis que agora se junta à lista o Rolls-Royce Phantom III do incontornável Marechal de Campo britânico Bernard Law Montgomery.
Apesar de Montgomery, curiosamente o 1º Visconde Montgomery de Alamein, ter por alcunha o nome de “General Espartano” devido ao seu estilo de vida austero, havia uma área na qual ele exigia o melhor – no seu transporte pessoal. Talvez por isso, não seja de estranhar que a sua preferência em termos de automóveis fosse para a Rolls-Royce.
Durante a Segunda Guerra Mundial o Marechal de Campo usou três Rolls-Royce Phantom III. O primeiro deles, um modelo de 1936, dos carroçadores Freestone & Webb, foi inicialmente propriedade do dono da Talbot Motor Company, Frederick Wilcock, antes de ser requisitado pela Secção de Transportes do Ministério da Guerra. Montgomery fez dele o seu transporte pessoal até ao início dos preparativos do Dia D, e chegou mesmo a transportar o General Eisenhower e o Rei Jorge VI até às sessões de planeamento da Invasão da Normandia na Soutwick House, em Hampshire.
Fervoroso defensor da força da imagem, Montgomery fez uso do seu Rolls-Royce Phantom para comunicar as ideias de permanência, solidez e fiabilidade – um sinal para os seus homens de que estava lá para ficar.
Mas o Phantom III que vai estar presente na exposição de Londres é o “Butler”, o preferido do Marechal. Este Phantom em particular, com carroçaria da HJ Muliner of Chiswick, foi encomendado por Alan Samuel Butler, Presidente da De Havilland Aircraft Company.
A característica mais marcante deste Phantom III é o vidro frontal inclinado, ao que se juntavam ainda a roda sobressalente num compartimento próprio e a traseira fluída e curva.
O Phantom III “Butler” foi a principal forma de transporte oficial de Montgomery durante muito anos; foi nele que o Marechal efetuou várias visitas a 10 Downing Street, ao Gabinete de Guerra, em Whithall, à casa de campo do Primeiro Ministro, em Chequers, e a centros de operações militares, como Nortwood, em Hertfordshire, e ao Supremo Quartel General da NATO das Forças Aliadas da Europa, em Rocquencourt, perto de Versailles, França.
O “General Espartano” manteve o “Btuler” até 1962, carro que recentemente foi submetido a extenso restauro no especialista Rolls-Royce P&A Wood, em Essex, Inglaterra.