Atualização da taxa de carbono trava descida dos combustíveis

| Revista ACP

Pela segunda vez em três semanas a descida dos preços dos combustíveis será menor do que o previsto.

Postos-de-combustivel-3

Na semana passada as previsões apontavam para uma descida de 1,5 cêntimos no preço do gasóleo e de 4 cêntimos no litro da gasolina. Porém, as alterações nos preços dos combustíveis poderão ser bem mais discretas que o previsto.

A “culpa” é da atualização da taxa de carbono aprovada numa portaria publicada a 8 de setembro e que entra em vigor hoje, dia 9 de setembro. Com esta atualização a taxa aumenta para 74,429 euros/tonelada de dióxido de carbono (CO2).

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Face a esta alteração, o litro de gasolina deverá descer apenas meio cêntimo. Já no caso do gasóleo poderá nem haver qualquer mudança.

Originalmente a taxa de carbono foi suspensa em dezembro de 2022 para fazer face ao aumento do preço dos combustíveis. O seu descongelamento começou em maio de 2023, pela mão do anterior Governo, mas em agosto do mesmo ano foi interrompido.

Depois, só em 2024 é que a taxa de carbono voltou a sofrer alterações, sendo esta a segunda vez em três semanas que o Governo promove a sua atualização.

No preâmbulo da portaria que aprova esta atualização, o Governo recorda que o congelamento da taxa de carbono "constituiu uma medida excecional" e que, de acordo com as recomendações da Comissão Europeia, "deverá ser progressivamente eliminada à medida que a evolução do mercado da energia o permitir".

scroll up