Depois de ter visto o seu projeto aprovado ao abrigo do programa da FIA “2024 FIA Safe and Sustainable Mobility Grants” o Automóvel Club de Portugal vai ajudar a melhorar as ciclovias da capital.
O projeto prolonga-se ao longo de um ano e divide-se em duas fases: a primeira consiste na análise de 40 km da infraestrutura ciclável de Lisboa com recurso à metodologia CycleRAP e com suporte do software da Lane Patrol.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Já na segunda fase o objetivo passa por desenvolver uma ferramenta para auxiliar a construção de novas ciclovias que tenham em consideração fatores como a segurança e a atratividades das mesmas para os ciclistas.
Na base deste projeto está a noção de que apesar de contar com 173 km de ciclovias aos quais se deverão juntar em breve mais 90 km para um total de 263 km, a rede ciclável da capital conta com inúmeras deficiências que causam desconforto e preocupações de segurança entre ciclistas, peões e outros utilizadores da estrada.
Por isto, o ACP vai avaliar o estado da infraestrutura existente no eixo central da cidade e apresentar sugestões de correções/melhorias para os próximos anos.