BMW i Vision Circular mostra como vão ser os carros daqui a 20 anos

| Revista ACP

Cada vez mais a economia circular vai dominar a produção automóvel onde a palavra de ordem é sustentabilidade.

BW-i-Vision-Circular-900

A Economia Circular é um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear, por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, num processo integrado. Este é o desafio que a indústria começa a ter pela frente e os fabricantes de automóveis não são exceção.

É o caso da BMW que ao colocar em prática este conceito de sustentabilidade mostra como serão os seus carros daqui a 20 anos, dando como exemplo o concept chamado BMW i Vision Circular. Uma proposta de veículo elétrico compacto na forma de uma minivan que pode ser aplicada aos carros em que viajaremos em 2040.

Este protótipo apresenta um interior espaçoso para quatro ocupantes, mas com apenas 4 metros de comprimento, e que está comprometido com uma evolução ainda mais moderna das principais características da BMW, incluindo a sua famosa grelha dupla de rim que se estende por toda a dianteira do veículo incluindo as luzes LED. A ausência das barras cromadas ou arestas de outrora dá lugar a uma superfície de cor escura que deixa entrar a luz para realçar as “novas” formas.

E se o seu exterior já chama a atenção, o mesmo acontece com o seu interior, onde um habitáculo futurista acolhe os ocupantes. Tudo à volta é concebido com materiais sustentáveis, incluindo o seu painel compacto e com tecnologia de impressão 3D. O aro do volante é feito de material biológico. Para tornar o interior ainda mais acolhedor, as quatro poltronas interiores foram concebidas de forma a parecerem um mobiliário que deixa a sensação de se estar numa sala “rolante”.

Ainda neste modelo proposto, o compromisso com a sustentabilidade estende-se aos componentes feitos de alumínio e aço reciclados, e a bateria tem materiais reutilizados. As rodas são feitas de borracha natural. A BMW garante ainda que os utilizadores do i Vision Circular poderão enviar a energia não utilizada no carro da sua bateria para a rede elétrica. Para já este compacto não passa de uma antevisão, mas o construtor certamente que aproveitará muitas destas ideias de sustentabilidade para os seus futuros modelos, uma vez que a marca quer reduzir em 40% as emissões de cada veículo durante o seu ciclo de vida até 2030.

scroll up