Para a Alpine o futuro da competição está no hidrogénio

| Revista ACP

Protótipo Alpenglow HY6 revelado em Paris apresenta-se com um motor V6 biturbo que em vez de gasolina consome hidrogénio.

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Para muitos o futuro é 100% elétrico, porém soluções como o hidrogénio continuam a ter fãs e a Alpine é uma das marcas que mais tem apostado nesta tecnologia.

Depois de nas 24 Horas de Le Mans de 2024 ter mostrado o Alpenglow Hy4, um protótipo cujas raízes remontam a 2022 e que conta com um motor de quatro cilindros com 2.0l e 340 cv alimentado a hidrogénio, a marca francesa fez evoluir o conceito.

O resultado foi revelado no Salão de Paris e dá pelo nome de Alpenglow HY6. O número “6” na sua designação deve-se ao facto de no lugar do motor de quatro cilindros em linha passar a estar um V6 biturbo.

Alimentado a hidrogénio, este motor debita 740 cv, tem um binário de 770 Nm às 5000 rpm e acelera até umas impressionantes 9000 rpm.

 

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Acoplado a uma caixa sequencial de seis relações que envia o binário às rodas traseiras, este motor permite ao protótipo da Alpine alcançar os 330 km/h de velocidade máxima.

Com uma aerodinâmica mais apurada que o seu antecessor, o Alpenglow HY6 tem duas grandes missões: a primeira é antecipar o estilo dos futuros Alpine; a segunda, e quiçá mais importante, é servir de base de testes das tecnologias que a marca pretende aplicar nos seus futuros modelos de competição.

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