Mercedes-Benz, Audi e BMW não vão ao Salão de Genebra

| Revista ACP

Contenção de custos e reforçar a aposta em outras estratégias justificam a ausência dos fabricantes alemães no certame em 2024.

Salao-Genebra-2024-900

Com o ano a chegar ao fim, já se pensa nos grandes eventos que vão realizar-se em 2024 como o caso do Salão Automóvel de Genebra que vai abrir portas entre 26 de fevereiro e 3 de março. Mas apesar dos organizadores prometerem uma versão do evento “low cost” com preços mais baixos para as marcas e stands iguais para todos, já se verificam ausências como a BMW, Audi e Volkswagen que não vão estar presentes na feira.

Após cuidadosa consideração, a Mercedes-Benz não participará do Salão Automóvel de Genebra de 2024” disse um porta-voz da marca alemã. A Audi emitiu uma declaração semelhante: “Não estaremos lá em 2024. Mas esta não é uma decisão geral contra Genebra”. Também a BMW se junta aos fabricantes germânicos que não vão ao salão com a justificação de estar a reorganizar as suas estratégias de marketing deixando de lado alguns formatos existentes para utilizar mais as plataformas de media social e transmissões ao vivo. “Isso inclui apresentações em Genebra, Paris e Detroit. É por isso que não estaremos em Genebra em 2024” afirmou.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Outras marcas do Grupo VW como a Skoda, Cupra e Porsche ainda não se pronunciaram acerca de uma eventual presença naquele certame, mas a probabilidade seja baixa como disseram algumas fontes das marcas. Por outro lado, as marcas Stellantis que incluem a Peugeot, Citroen, Fial e Opel podem decidir- se pela positiva e participarem na feira, embora se saiba que o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, não esteja muito disposto a gastar milhões em aparições nos salões automóvel, como medida de contenção de custos. Estas ausências de peso vêm confirmar uma vez mais que os salões da especialidade deixaram de ser rentáveis para as marcas apresentarem as suas novidades.

scroll up