Portagens não sobem em 2023?

| Revista ACP

Concessionárias das autoestradas disponíveis para manter o preço no próximo ano se o Governo estiver disponível para negociar.

@video=SuCWQMSj7Zs

Depois de dois anos sem aumento no preço das portagens e uma subida de 1,86% em 2022, 2023 pode trazer uma fatura pesada para os automobilistas e as empresas. Com a inflação em máximos de 30 anos, as portagens podem subir 9%, valor que as concessionárias das autoestradas estão dispostas a negociar com o governo

O valor da inflação registada nos meses de setembro e de outubro é que vai ditar a atualização dos preços.

Depois de divulgado o valor da inflação em outubro, as concessionárias fazem a sua proposta de aumento de atualização de taxas até 15 de novembro e caso não haja resposta do governo os valores são tacitamente aceites.

Para encontrar valores de aumento das taxas de portagem tão elevados é preciso recuar cerca de 10 anos e ainda assim com percentagens não tão expressivas… em 2012 o aumento foi de 4,36% e de 2,03% em 2013. Em 2014 e 2015 não houve mexidas nos preços, mas entre 2016 e 2018 os aumentos variaram entre os 0,62% e os 1,42%. Uma viagem entre Lisboa e Porto num automóvel ligeiro vai ficar 2 euros mais cara…. No caso de um camião que pague classe 4, a mesma viagem vai custar mais 5 euros. 

Contactado sobre este impacto nos orçamentos das empresas e das famílias, o Ministério das Finanças não comenta.

Arrancou esta quinta-feira à noite uma das mais emblemáticas provas de todo terreno da Europa e a única a integrar da Taça do Mundo Bajas FIA e Bajas FIM em Portugal. A 36.a edição da Baja de Portalegre 500 regista um número impressionante de inscritos e promete bastante emoção.

Entre Automóveis, Motos, Quads, SSV e restantes categorias, participam 425 equipas de 22 nacionalidades, um número que teve de ser limitado pelo Automóvel Club de Portugal para garantir as condições de segurança.

Nos automóveis, a prova portuguesa será a antepenúltima ronda da Taça do Mundo, onde Yazeed Al-Rajhi tenta destronar o checo Miroslav Zapletal da liderança, com o saudita a levar o número 1 nas portas da Toyota Hilux em Portalegre. O holandês Kees Koolen e o espanhol Fernando Alvarez, ambos com os Can Am da South Racing, também estarão em Portugal para discutir o terceiro lugar na Taça do Mundo, onde estão separados por dois pontos.

A última vez que saiu da garagem foi em maio de 1991. Agora, chegou a altura de dar uma nova vida ao Pontiac de 1952. 30 anos depois, o dono resolveu doá-lo ao ACP. Ao lado de outras viaturas também doadas pelos sócios, vai participar nos passeios de clássicos organizados pelo clube.

scroll up