Distribuídos um pouco por toda a cidade e junto a algumas das vias mais movimentadas da capital, os painéis luminosos de grandes dimensões levaram o ACP a avançar para a justiça.
O clube recorda que a distração ao volante é uma das principais causas de sinistralidade rodoviária em todo o mundo e que Portugal permanece acima da média europeia no que respeita aos mortos e feridos na estrada.
Ora, iluminados e de grandes dimensões, estes novos painéis publicitários podem constituir um sério fator de distração. Por isso, o Automóvel Club de Portugal decidiu agir judicialmente e interpôs uma providência cautelar contra a Câmara Municipal de Lisboa e as empresas JC Decaux e MOP - Multimedia Outdoors Portugal.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Esta visa impedir o funcionamento de painéis luminosos de grandes dimensões, já instalados, bem como não permitir a instalação de novos painéis desta natureza devido pelo enorme risco de segurança que estes constituem para condutores e peões.
Acerca desta ação, o presidente do ACP, Carlos Barbosa reforça que “esta providência cautelar não é para proibir nada, é para «limar» os exageros. Não estamos contra ninguém, queremos é manter a segurança rodoviária na cidade de Lisboa”.
Recorde-se que foi aprovada pela Câmara Municipal de Lisboa a instalação de até 125 painéis de publicidade digital de grande formato em toda a cidade.