O investimento gigantesco que a China está a fazer na produção de veículos elétricos para a defesa do ambiente, sobretudo nas grandes cidades, começa a dar resultados. Nos primeiros cinco meses de 2018, foi o país que mais elétricos vendeu em todo o mundo com o Baic EC-Series, um automóvel exclusivamente destinado ao mercado chinês.
Nos mercados internacionais, os elétricos e híbridos plug-in (PHEV) também estão a conquistar adeptos embora de forma mais lenta do que o esperado. Os números podem não impressionar mais refletem isso mesmo: só em maio último, foram vendidos em todo o mundo mais de 159 mil veículos, um aumento de 75% face ao mesmo período de 2017.
Se a chinesa Baic com a sua gama EC lidera entre os elétricos com 39.903 unidades vendidas até maio de 2018, a Nissan é segunda com o Leaf (35.042), o Tesla Model 3 é terceiro (18.606), seguido do Tesla Model S (17.125), Tesla Model X (15.937) e Renault Zoe (14.252).
Nos PHEV é o Toyota Prius plug-in que vende mais, com 20.884 unidades, seguido por três veículos chineses, dois da BYD Auto e um da Jac.
Se considerarmos os fabricantes que mais vendem modelos eléctricos ou PHEV, a BYD é a mais popular, com 55.048 veículos, seguida da Tesla (51.668), Baic (51.127), BMW (44.354), VW (37.439), Nissan (35.741), Roewe (29.760), Toyota (20.884), Chevrolet (19.480) e Renault (18.846).