Se as primeiras notícias davam conta do fim dos grandes salões automóvel como montra das novidades da indústria e o surgimento das apresentações digitais como solução alternativa, o tempo e o Goodwood Festival of Speed têm vindo agora a mostrar que não será bem assim. É que aquele evento realizado no sul de Inglaterra é um excelente exemplo das opções que as marcas têm tomado para lançar os seus produtos mais exclusivos.
A edição deste ano tem lugar entre 23 e 26 de Junho. As estreias mundiais de veículos para este evento anual realizado perto de Chichester são as seguintes:
A Bentley traz o recém-anunciado Flying Spur S. Os modelos S da marca estão centrados na vertente desportiva, com o Spur a juntar-se ao recentemente lançado Continental GT S e GT S Convertible. Esta é também a primeira vez que um híbrido plug-in da marca é proposto como um S, havendo opções V8 biturbo e V6 PHEV.
A BMW é outra marca que escolheu o evento para fazer estreias mundiais. O M3 Touring será a primeira carrinha na longa história da série M3 e a expectativa é enorme. Outro modelo já anunciado como parte das celebrações da divisão desportiva M da BMW tem sido o M4 CSL. Concebido para utilização em pista, o M4 CSL é o carro de estrada mais rápido de sempre da BMW a percorrer o famoso circuito de Nurburgring. Outro dos modelos que vai debutar jiunto do público inglês é o i7.
A Land Rover anunciou o Defender 130 numa versão mais comprida. Com oito lugares vai ter a sua estreia pública em Goodwood. A marca irá também exibir a terceira geração Range Rover Sport, também revelada no mês passado. .
A Mercedes-AMG terá também uma única estreia, sendo esta o One. O Mercedes-AMG One é uma promessa antiga da marca germânica, uma vez que se trata de uma espécie de carro de Fórmula 1 concebido para a estrada. O motor deste hipercarro produz uma potência combinada superior a 1000 cv e anuncia uma velocidade máxima superior aos 350 km/h. A AMG diz que vão ser fabricados 275 carros e cada um deles já estará alegadamente vendido.
A Polestar terá um par de debutes, o primeiro dos quais é o 2 BST Edição 270, uma edição limitada de 270 automóveis disponíveis na Europa, América do Norte e China. De acordo com os 2 Performance Pack existentes, as potências são de 350 kW (476 cv) e 680 Nm e a capacidade da bateria é de 78 kWh. Entre outras características, a suspensão é reduzida em 25 mm.
A outra estreia mundial da marca é uma antevisão dos 5 em forma de protótipo. Este modelo de grandes dimensões, que pretende revalizar com o Audi e-tron GT e congéneres, só entrará em produção em 2024.