O Euro NCAP continua a ser um catalisador para a melhoria contínua da segurança dos veículos de passageiros através do seu programa de classificação. À medida que a mobilidade evolui através de desenvolvimentos na tecnologia e na sociedade, o mesmo acontece com os requisitos de classificação do Euro NCAP.
Em 2023, o protocolo de testes de segurança foi atualizado para incluir novos sistemas de deteção da presença de crianças, especificações para a submersão de veículos, bem como as mais recentes tecnologias que detectam - e respondem - à presença de motociclistas e utentes vulneráveis da estrada. Para obter a classificação de cinco estrelas do Euro NCAP em 2023, os fabricantes devem agora cumprir os objectivos exigentes deste protocolo de testes atualizado.
Nesta linha, o EuroNCAP divulgou esta quarta-feira os primeiros veículos a obter cinco estrelas, que são dois automóveis do fabricante chinês NIO e novos no mercado europeu: o familiar ET5 e o SUV EL7.
A capacidade de um veículo para proteger ocupantes e utilizadores vulneráveis da estrada em caso de colisão (segurança passiva), para evitar ou minimizar os resultados de uma colisão (segurança ativa) e informações completas sobre o salvamento após a colisão são agora essenciais para obter uma classificação elevada de segurança do Euro NCAP. Ambos os veículos desta marca chinesa apresentam bons níveis de segurança passiva, com uma boa proteção dos joelhos e do fémur do condutor e do passageiro, bem como dos ocupantes de diferentes tamanhos sentados em diferentes posições dentro do automóvel.
Os NIO ET5 e EL7 foram os primeiros veículos a realizar os novos cenários de segurança ativa do Euro NCAP, introduzidos em 2023: Carro contra motociclo, Cruzamento de carro contra carro, Carro contra carro em colisão frontal, abertura de portas inesperadas e Monitorização do estado do condutor. Ambos os veículos apresentaram um desempenho excecional na maioria dos casos de teste.
Segundo o Euro NCAP, a NIO demonstrou aqui o ritmo acelerado que a tecnologia de Segurança Ativa tem tido ao longo dos anos para evitar tipos de colisões cada vez mais complexos. No entanto, a falta de desempenho em alguns dos cenários mais difíceis (por exemplo, o cruzamento entre veículos a velocidades mais elevadas) sugere fortemente que ainda há margem para melhorias e que os cenários de 2023 deixam a fasquia alta para o próximo período.
Ambos os automóveis dispõem igualmente de um sistema eCall avançado, que alerta os serviços de emergência em caso de acidente. O automóvel dispõe ainda de um sistema que aciona os travões após um impacto, para evitar colisões secundárias. A NIO também demonstrou que, se qualquer um dos veículos entrasse na água, as portas e as janelas permaneceriam funcionais o tempo suficiente para permitir a fuga dos ocupantes.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Segundo o secretário-geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen, "à medida que a nova classificação se torna mais rigorosa, estar entre os primeiros carros testados pode ser um pouco assustador. No entanto, a NIO aceitou o desafio e obteve dois resultados de cinco estrelas, sublinhando as suas grandes ambições para a marca. As tecnologias de segurança estão a tornar-se complexas, mas quero assegurar aos consumidores que o Euro NCAP continuará a antecipar e a adaptar-se às mudanças no nosso sistema de classificação, desafiando os fabricantes de veículos a garantir que os condutores - e os utentes da estrada com quem interagem - recebem os veículos mais seguros possíveis".
A NIO é um dos primeiros fabricantes no mercado a montar um sensor LIDAR de ultra-longo alcance no tejadilho de ambos os automóveis. Este é um dos sensores da próxima geração que será empregue para proporcionar a Condução Autónoma no futuro, mas hoje traz benefícios para a capacidade de Prevenção de Colisões do NIO, ajudando-o a alcançar uma pontuação elevada na Assistência à Segurança. O sensor distintivo está montado no tejadilho, acima do para-brisas, naquilo a que o NIO chama a posição de torre de vigia, o que permite que o sensor funcione a longo alcance, ajudando o desempenho a alta velocidade ao oferecer uma melhor visão da estrada à frente.