Sem qualquer garantia de que chegará à produção, o Porsche Mission X mostra-nos o que pode reservar o futuro da marca de Estugarda.
Revelado no museu da Porsche, em Zuffenhausen, na véspera da inauguração da exposição “75 Anos de Automóveis Desportivos Porsche” este protótipo antecipa como poderá ser o sucessor 100% elétrico dos Porsche 918 Spyder e Carrera GT.
Visualmente, o Porsche Mission X não esconde a inspiração num dos modelos mais icónicos da marca alemã: o Porsche 917 que disputou as 24 Horas de Le Mans nos anos 70. Essa inspiração fica evidente nas portas que abrem para a frente e para cima e na cúpula envidraçada.
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Apesar de a Porsche não se ter comprometido com o lançamento do Mission X, a marca alemã já estabeleceu uma série de objetivos para uma eventual versão de produção deste protótipo.
Para começar, terá de ser o automóvel de estrada mais rápido no circuito de Nürburgring Nordschleife, um título que atualmente pertence ao Mercedes-AMG One após percorrer aquele traçado em 6min35,183s.
Ainda no “caderno de encargos” está uma relação peso-potência de cerca de 1 kg/cv; a capacidade de gerar mais downforce do que o atual 911 GT3 RS e, por fim, a capacidade de carregar duas vezes mais rápido que o Taycan Turbo S.
Para já a potência, as performances e a capacidade das baterias do Porsche Mission X continuam a ser uma incógnita. Contudo, sabe-se que o protótipo se apresenta com uma arquitetura elétrica de 900 V (face à de 800 V do Taycan) e que as baterias estão instaladas em posição central, atrás dos dois ocupantes.
Por fim, a Porsche revelou ainda as dimensões do Mission X: 4,5 m de comprimento; 2 m de largura; 1,2m de altura e 2,73 m de distância entre eixos, valores próximos aos apresentados pelos 918 Spyder e Carrera GT.